Vendedor de terreno rural é condenado a indenizar comprador por agressão física e falta de água, decide TJMG

Data:

dívidas rurais
Créditos: Gerasimov174 | iStock

A 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve uma sentença da Comarca de Bueno Brandão, no Sul de Minas, que condenou o vendedor de um terreno rural a indenizar o comprador em R$ 3 mil por danos morais, devido a uma agressão física após desentendimento.

Além da indenização por danos morais, a turma julgadora determinou que o vendedor libere o fornecimento de água na área, conforme previsto no contrato de compra e venda, e indenize o comprador em R$ 6,5 mil por lucros cessantes, correspondendo ao que deixou de ganhar enquanto enfrentava o desabastecimento.

briga em bar soco murro artes marciais agredido
briga em bar - praticante de artes marciais agressão
mwai_images_generator

O comprador alegou que adquiriu o terreno rural em 26 de fevereiro de 2015, com o contrato prevendo que o imóvel contaria com servidão de água e caminho, além dos vendedores cederem duas mangueiras de água. Entretanto, em 2021, o vendedor começou a cortar o abastecimento, gerando prejuízos ao dono do terreno, que teve que rescindir o contrato de locação firmado com terceiros e perdeu peixes criados em uma represa no local.

Ao cobrar o restabelecimento do fornecimento de água, o comprador foi agredido com uma faca pelo vendedor. Diante disso, ajuizou ação pleiteando indenização por danos morais e lucros cessantes, além do restabelecimento do fornecimento de água.

O vendedor argumentou que não existia nexo entre a rescisão do contrato e a falta de água, alegando que o comprador se utilizou desse pretexto para a rescisão. Também alegou que a agressão foi uma reação a uma suposta ameaça por parte do comprador.

Porém, a juíza da Vara Única da Comarca de Bueno Brandão decidiu pela retomada do fornecimento de água e o pagamento de indenizações por danos morais e lucros cessantes, decisão mantida pelo relator, desembargador Marco Aurelio Ferenzini, que entendeu que o comprador teve prejuízos comprovados devido à falta de água e que a agressão sofrida por ele é passível de indenização.

Com informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Notícias, modelos de petição e de documentos, artigos, colunas, entrevistas e muito mais: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp.

Basta clicar aqui: https://bit.ly/zapjuristas

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...