A pedido do Ministério Público Federal, Justiça determina prisão e extradição de acusado de tráfico internacional de armas

A pedido do MPF, Justiça determina prisão e extradição de acusado de tráfico internacional de armas
Créditos: PopTika / shutterstock.com

A pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), a Justiça Federal determinou na última quarta-feira (7) a prisão e a extradição de Frederik Barbieri, que atualmente reside em Miami, nos Estados Unidos. A decisão atende a manifestação do MPF/BA do dia 6 de junho e determina, ainda, a inclusão do réu na difusão vermelha (red notice) da Interpol – uma espécie de lista de criminosos internacionais que permite que o acusado seja preso no exterior. O MPF tomou conhecimento da decisão nessa sexta-feira, 9 de junho.

Barbieri responde a ação penal movida pelo MPF em fevereiro de 2015, quando foi acusado de ser o responsável pelo envio de munições e acessórios para fuzis AK-47 – arma de fogo de uso restrito no Brasil – de Miami para o Rio de Janeiro, sem autorização da autoridade competente. A carga foi apreendida pela Receita Federal no porto de Salvador em 2010.

Na ação, o MPF pediu a condenação de Barbieri por tráfico internacional de armas e descaminho, crimes previstos no artigo 18 da Lei 10.826/2003 e no artigo 334 do Código Penal. A Justiça Federal já havia determinado a prisão preventiva de Barbieri, a pedido do MPF, em maio de 2015.

Processo de n°: 0006659-29.2015.4.01.3300

Fonte: Ministério Público Federal

Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.

- Sêneca

O dia que chegar, chegou. Pode ser hoje ou daqui a 50 anos. A única coisa certa é que ela vai chegar.

- Ayrton Senna