Eleitor tem acesso a diversos serviços no Portal do Tribunal Superior Eleitoral

Eleitor tem acesso a diversos serviços no Portal do TSE
Créditos: lucasdemello / shutterstock.com

O portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet oferece na aba Eleitor, localizada na barra superior verde da homepage, vários serviços e informações ao cidadão. Ao clicar na aba, o eleitor tem a sua disposição seções específicas para consulta: Débitos do eleitor, Pré-atendimento eleitoral, Quitação eleitoral, Consulta por nome, Certidões, Justificativa eleitoral, Zonas eleitorais – cartórios, Disque-Eleitor, Eleitor no exterior, Estatísticas do eleitorado e o Glossário Eleitoral.

O Disque-Eleitor traz telefones de contatos no TSE e nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Em Eleitor no exterior, o cidadão pode consultar as seções Informações Gerais, Recolhimento de Multas e Regularização de Título Cancelado. Também pode ter acesso à lista de representações do Brasil no exterior, entre outros itens.

No link Estatísticas de Eleitorado é possível pesquisar o perfil do eleitor brasileiro a partir do Cadastro Nacional de Eleitores. As estatísticas são extraídas e consolidadas mensalmente.

Já a seção Glossário Eleitoral tem mais de 300 verbetes para consulta. Os termos apresentam conceitos e definições extraídos da literatura jurídico-eleitoral brasileira, referências doutrinárias, informações históricas de termos relacionados e dos sistemas e processos eleitorais brasileiros, bem como imagens e textos vinculados.

Por sua vez, o link Mesário traz informações relacionadas às atribuições dessa atividade e também detalhes de como os cidadãos devem proceder caso queiram participar como mesário voluntário em uma eleição

A aba disponibiliza também a seção Zonas eleitorais – cartórios com a lista dividida por estado. Na seção, o eleitor pode saber aonde vota.

Todos os serviços divulgados na internet pelo TSE são gratuitos, com possibilidade de impressão imediata das orientações, preenchimento de formulários e emissão de certidões eleitorais. A emissão ou validação das certidões pela internet exige o preenchimento de todos os campos do formulário de emissão ou validação.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.

- Sêneca

O dia que chegar, chegou. Pode ser hoje ou daqui a 50 anos. A única coisa certa é que ela vai chegar.

- Ayrton Senna