Juízes condenados por homicídio e corrupção perdem o cargo

Data:

Juízes condenados
Créditos: Audioundwerbung | iStock

Os juízes Fernando Sebastião Gomes e Marcos Antonio Tavares, julgados e condenados criminalmente por corrupção passiva e homicídio, respectivamente, perderam seus cargos após determinação do TJ-SP e tiveram seus pagamentos administrativos cessados.

As ações transitaram em julgado após confirmações das instâncias superiores em diversos recursos. A determinação foi publicada no DJE como ato do presidente do TJ-SP.

Marcos Antonio Tavares foi condenado em 2002 a 13 anos e 6 meses de prisão e à perda do cargo público por ter matado sua mulher. O crime ocorreu em 1997. Ele manteve sua aposentadoria inicialmente, com alegação de invalidez, mas o CNJ cassou a decisão após perícia médica que dizia que ele estava apto a trabalhar.

Fernando Sebastião Gomes foi condenado por corrupção ao exigir US$ 600 mil para não decretar a falência da SID Informática. O Ministério Público apontou que o juiz infringiu seu dever legal e funcional de ouvir o MP, de determinar a prévia apresentação do plano de recuperação da empresa e de desrespeitar a preferência dos credores na nomeação do comissário. (Com informações do Consultor Jurídico.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.