Leia a decisão que censurou a revista CrusoÉ e o site Antagonista

Data:

Para tirar notícia do ar, ministro afirma que publicações mentiram sobre delação

Alexandre de Moraes - Ministro da Justiça
Ministro Alexandre de Moraes
Créditos: Rogerio Cavalheiro / Shutterstock.com

Fake News. Esse foi o argumento usado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para censurar a revista CrusoÉ e o site Antagonista.

Além da retirada da notícia, o ministro determinou que os responsáveis pelas publicações prestem depoimento à Polícia Federal em até 72 horas. Também estipulou multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento da decisão.

A reportagem da CrusoÉ, também divulgada pelo Antagonista, conta que Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira que leva seu sobrenome, afirmou em delação que o codinome "amigo do amigo do meu pai" era usado para se referir ao atual presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, enquanto este era o Advogado-Geral da União do Governo Lula, em 2007.

Dias Toffoli
Ministro Dias Toffoli
Créditos: Reprodução / TV Justiça

Segundo Marcelo Odebrecht, o então executivo da empreiteira, Adriano Sá de Seixas Maia, estaria tratando diretamente com Toffoli sobre a liberação da construção de hidrelétricas no Rio Madeira.

"Afinal vocês fecharam com o amigo do amigo do meu pai?", teria questionado Marcelo Odebrecht a Maia. Ainda segundo a revista, o ex-executivo teria respondido: "Em curso".

Liberdade até a página 3

O ministro diz que liberdade de expressão "não constitui cláusula de isenção de eventual responsabilidade por publicações injuriosas e difamatórias". Destaca ainda que mesmo eventuais publicações que se encaixam dentro dessas características devem ser analisadas sempre após a publicação. Nunca antes.

A mentira, diz o ministro, foi confirmada pela Procuradoria-Geral da República. O órgão que nega ter recebido o material noticiado pela CrusoÉ. "[...] o esclarecimento feito pela PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA tornam falsas as afirmações veiculadas na matéria 'O amigo do amigo de meu pai', em típico exemplo de fake news – o que exige a intervenção do Poder Judiciário [...]"

Multa aplicada

Segundo a Folha de S.Paulo, CrusoÉ e Antagonista já foram multados em R$ 100 mil pelo Supremo. O advogado das publicações, André Marsiglia dos Santos, disse ao jornal que a punição é absurda, pois a reportagem já foi retirada do ar.

A CrusoÉ contou à Folha que a notificação da multa diz apenas
que “foi certificado o descumprimento da ordem judicial”.

Clique aqui para ler a decisão.

Clique aqui para ler a reportagem da CrusoÉ.

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.