Justiça Militar julgará civis que trocaram tiros com militares

Data:

Réus são acusados de tentativa de homicídio qualificado ao entrarem em confronto com soldados

A Justiça Militar irá julgar sete civis que trocaram tiros com militares no Rio de Janeiro. Os réus serão processados por tentativa de homicídio qualificado. A decisão é do Superior Tribunal Militar (STM). O confronto ocorreu no Complexo da Penha, durante a intervenção federal na segurança pública da capital fluminense.

militar
Créditos: Kichigin/Shutterstock.com

Nove militares entraram na comunidade alegadamente em uma operação contra drogas. Após intervalo de duas horas trocando tiros, os civis se renderam.

Três deles ou já estavam ou acabaram mortos depois.

A 1ª instância não aceitou denúncia contra os civis. Alegou que as condutas na peça acusatória não haviam sido individualizadas. Por fim, determinou a soltura das sete pessoas.

Saiba mais:

O Ministério Público Militar recorreu ao STM, que aceitou a denúncia. Para o relator, ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz, a peça acusatória não deve ser rejeitada mesmo se as denúncias forem genéricas.

Segundo o ministro, “as condutas dos acusados, possivelmente, restarão individualizadas durante o depoimento testemunhal ou outras provas postas em juízo”. Sobre a ação de cada um durante a troca de tiros, magistrado admitiu ser impossível “determinar individualmente como os disparos foram efetuados”. Mesmo assim, considerou válida a denúncia.

"Semelhante ao caso em análise é a hipótese de vários indivíduos encapuzados ingressarem em um estabelecimento para atirar contra os presentes, ou seja, a individualização da conduta e, assim, determinar exatamente a ação de cada um, como quais e quantos tiros foram disparados por A, B ou C e quem efetivamente eles atingiram, tornar-se tarefa hercúlea ou infactível à acusação”, afirmou.

Processo - 7000153-57.2019.7.00.0000

Clique aqui acessar a sentença.

Notícia produzida com informações da assessoria de imprensa do Superior Tribunal Militar.

Rakal Daddio
Rakal Daddio
Jornalista com quase 10 anos de carreira. Passagens por agências e meios de comunicação. É repórter do Juristas desde 2019.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Brasil edita norma federal (Lei 14.852/2024) regulamentando “GAMES”

Se você tem um filho(a) entre 05 (cinco) e 16 (dezesseis) anos, com absoluta certeza você já se desesperou com a utilização excessiva de “games” pelo mesmo. O vicio nestes joguinhos é um problema social.

Aulão Solidário de Direito Agrário e Aplicado ao Agronegócio Beneficia o Rio Grande do Sul

Em uma iniciativa inovadora, grandes nomes do Direito Agrário e do agronegócio se reunirão para um aulão solidário no próximo sábado, dia 11 de maio, das 13h30 às 19h00. O evento, que ocorrerá online com transmissão via TV Agrarista UBAU no YouTube, promete ser uma oportunidade única de aprendizado e solidariedade.

Vistos de Investimento para Portugal: Guia Completo

Descubra como obter Vistos de Investimento para Portugal com nosso guia completo e dicas essenciais para seu sucesso.

Cidadania Brasileira: Como obter? Guia Prático

Descubra o caminho para a sua Cidadania Brasileira com nosso guia prático. Saiba mais sobre os requisitos e procedimentos necessários.