Teto remuneratório para servidores públicos deve ser aplicado individualmente para cada cargo, decide TRF1

Data:

servidor público
Créditos: Andrey Popov | iStock

A 9ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve uma sentença da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) que reconheceu a necessidade de aplicar o limite de remuneração (teto remuneratório) separadamente a cada aposentadoria de um servidor público, em vez de somar o valor total de seus benefícios.

O caso envolveu um servidor público que ocupava dois cargos: médico na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e analista judiciário no Tribunal Superior do Trabalho. Quando se aposentou em ambos os cargos, ele passou a acumular as duas aposentadorias.

servidor público municipal
Créditos: simpson33 / iStock

A União recorreu da decisão alegando que, segundo a Constituição Federal, os proventos, pensões e outras formas de remuneração recebidos pelos servidores públicos, mesmo quando acumulados, não podem ultrapassar o salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme o artigo 37, inciso 11 da CF/88.

No entanto, a juíza federal convocada pelo TRF1, Dayana Bião de Souza Muniz, destacou que o STF já havia estabelecido que o limite do teto remuneratório deve ser aplicado individualmente a cada cargo que o servidor ocupou, conforme as Teses de Repercussão Geral 377 e 384.

Servidor Público
Créditos: Jirapong Manustrong / iStock

Assim, a relatora do caso destacou que “tratando-se de acumulação compatível com o texto constitucional, indevida a incidência do teto remuneratório sobre a soma dos dois proventos recebidos pelo servidor”.

Com informações da Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Contrato de Criação de Modelos de Petição para Escritório de Advocacia

O presente contrato tem por objeto a criação de modelos de petição pelo CONTRATADO para uso exclusivo do CONTRATANTE, conforme as especificações e requisitos definidos em comum acordo entre as partes.

Modelo - Contrato de Apoio Jurídico em Escritório de Advocacia

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de apoio jurídico pelo PRESTADOR ao ESCRITÓRIO, conforme as condições estipuladas neste instrumento.

Guia completo para registrar marca sozinho no INPI

Descubra como proteger seu negócio com nosso guia completo para registrar marca sozinho no INPI. Passo a passo simplificado e eficaz.

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca Definição...