TJSP confirma indenização a mulher com deficiência impedida de usar cadeira de rodas em aeroporto

Data:

TJSP confirma indenização a mulher com deficiência impedida de usar cadeira de rodas em aeroporto | Juristas
Créditos: Natalia Shabasheva | iStock

A 25ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve sentença da 2ª Vara Cível de Tatuí que condenou a concessionária responsável pela administração de aeroporto ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 15 mil a uma mulher com deficiência física que teve o uso de cadeira de rodas indevidamente restringido por um segurança.

De acordo com os autos, a autora compareceu ao aeroporto acompanhada da mãe e da irmã. Diante da necessidade de locomoção assistida, a mãe solicitou à administração do local uma cadeira de rodas, que foi disponibilizada. No entanto, pouco tempo depois, um funcionário da segurança exigiu a devolução do equipamento, sem oferecer alternativa adequada para garantir a mobilidade da usuária.

Em grau recursal, a concessionária sustentou que não estaria obrigada a fornecer cadeira de rodas a pessoas que não fossem passageiras. A tese, contudo, foi afastada pela relatora, desembargadora Mary Grün, que ressaltou que a inexistência de obrigação específica não exime a empresa do dever de assegurar tratamento digno, respeitoso e inclusivo, especialmente às pessoas com deficiência.

A magistrada destacou ainda que não houve comprovação de que o equipamento estivesse reservado ou fosse indispensável para atendimento de emergência médica de terceiros, tampouco de que sua utilização pela autora causaria prejuízo ao serviço. Para a relatora, a conduta dos prepostos da concessionária evidenciou falha na prestação do serviço, nos termos da legislação consumerista.

Segundo o voto condutor, a determinação para que a mulher deixasse a cadeira de rodas, sem qualquer solução alternativa, configurou violação aos direitos fundamentais da pessoa com deficiência e ao princípio da dignidade da pessoa humana, independentemente de eventual ausência de agressividade na abordagem realizada pelo agente de segurança.

A decisão foi unânime.

Apelação nº 1004578-23.2024.8.26.0624.

(Com informações do TJ-SP)

 

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJ-PI apresenta novas ferramentas de Inteligência Artificial para modernizar serviços do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Piauí apresentou novas ferramentas de Inteligência Artificial desenvolvidas pelo Opala Lab para auxiliar magistrados e servidores, otimizar processos e modernizar os serviços judiciais. As soluções incluem sistemas de transcrição de audiências, análise processual e organização de bases de conhecimento, com foco em segurança, autonomia tecnológica e eficiência.

TJ-SP analisará pedido para excluir filiação materna do registro civil

O TJ-SP deverá analisar recurso de uma mulher que busca excluir a filiação materna de sua certidão de nascimento após relatar ter sido vítima de graves abusos durante a infância. Embora a sentença de primeiro grau tenha reconhecido os traumas e autorizado a retirada dos sobrenomes maternos, o pedido de desconstituição da maternidade foi negado sob o fundamento de que a filiação biológica deve permanecer registrada.

TJ mantém condenação de Marcelo Crivella por uso não autorizado de imagem em campanha eleitoral

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação do senador Marcelo Crivella ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais a um estudante que teve sua imagem e seu depoimento utilizados, sem autorização, em propaganda eleitoral. A Corte rejeitou novos recursos da defesa e preservou a sentença que também envolve o Partido Republicanos.

Licenciamento de novos data centers no Ceará reacende debate sobre impactos ambientais e consumo de energia

Dois novos projetos de data centers em Caucaia (CE) estão em fase de licenciamento ambiental e poderão consumir energia equivalente à utilizada por 4,5 milhões de residências, volume superior ao total de domicílios do estado. A dimensão dos empreendimentos intensificou o debate sobre os impactos ambientais, o consumo de água, o licenciamento simplificado e a necessidade de consulta às comunidades potencialmente afetadas.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo