Comissão da Câmara aprova projeto que concede prazo para renovação da CNH a condutor que estava no exterior

Data:

Carteira Nacional de Habilitação - CNH
Créditos: RafaPress / iStock

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estabelece prazo adicional para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas que estavam fora do país quando o documento perdeu a validade.

A proposta foi analisada em caráter conclusivo, o que significa que poderá seguir diretamente para o Senado Federal, caso não haja recurso para apreciação pelo plenário da Câmara dos Deputados do Brasil.

Prazo após retorno ao Brasil

O texto aprovado prevê que o condutor que permaneceu no exterior por pelo menos seis meses terá sua CNH considerada válida por até 30 dias após o retorno ao Brasil, desde que o documento estivesse regular no momento da saída do país.

A proposta altera dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro para incluir essa regra específica.

Durante esse período de 30 dias, o motorista poderá circular normalmente enquanto providencia a renovação da habilitação.

Relatoria e tramitação

O parecer favorável foi apresentado pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), que recomendou a aprovação da versão elaborada anteriormente pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

O texto tem origem no Projeto de Lei 3990/2020, de autoria do ex-deputado Enéias Reis. O substitutivo aprovado apenas promove ajustes na redação da proposta.

Regulamentação

Caso a proposta seja convertida em lei, caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentar os procedimentos necessários para aplicação da medida.

Para entrar em vigor, o projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado e posteriormente sancionado pela Presidência da República.

(Com informações da Agência Câmara de Notícias)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

STF retoma julgamento sobre uso da metragem dos imóveis no cálculo do IPTU

O STF retomou a análise de recurso apresentado por Chapecó (SC) contra decisão que considerou inconstitucional a definição da alíquota do IPTU com base na área construída do imóvel. O julgamento pode repercutir sobre legislações municipais, critérios de tributação e pedidos de restituição, além de suscitar debates sobre segurança jurídica e eventual modulação dos efeitos da decisão.

Músico é condenado nos EUA por fraude em streaming com músicas geradas por IA

Um músico da Carolina do Norte foi condenado nos Estados Unidos a 18 meses de prisão por participar de uma fraude em plataformas de streaming utilizando músicas geradas por inteligência artificial e robôs para aumentar artificialmente as reproduções. A Justiça determinou ainda dois anos de liberdade supervisionada e o confisco de mais de US$ 8 milhões.

OpenAI interrompe lançamento de novo sistema de IA diante de preocupações com segurança

A OpenAI adiou o lançamento do modelo GPT-6.1 Astra após identificar que o sistema não havia atingido os padrões de segurança estabelecidos pela empresa. O modelo possui capacidade para executar tarefas de forma autônoma. A decisão ocorre em meio a incidentes envolvendo agentes de IA e ao aumento do debate sobre segurança, supervisão independente e regulamentação dessas tecnologias.

Justiça dos EUA rejeita ações contra Google por supostas práticas anticompetitivas com IA

A Justiça Federal dos Estados Unidos rejeitou ações movidas pela Chegg e pela Penske Media contra o Google. As empresas alegavam que recursos de inteligência artificial utilizados no mecanismo de busca estariam reduzindo o tráfego e as receitas de seus sites e configurando práticas anticompetitivas.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo