TJAM e Rede Acolher realizam oficina de apresentação do Projeto Apadrinhar

Data:

TJAM e Rede Acolher realizam oficina de apresentação do Projeto Apadrinhar | JuristasEvento realizado nesta sexta, reuniu representantes das dez unidades de acolhimento que atuam em Manaus.

A Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a rede Acolher realizaram nesta sexta-feira (21) uma oficina de apresentação do "Projeto Apadrinhar  – a proteção acontecendo sob nova perspectiva". A oficina foi realizada no Núcleo de Assistência à Criança e Família em Situação de Risco (Nacer), localizado no conjunto Castelo Branco, bairro Parque 10, na zona Centro-Sul. Coordenado pela juíza Rebeca de Mendonça Lima, o Projeto Apadrinhar conta com uma equipe de assistentes sociais, pedagogos, sociólogos, bacharéis em direito e servidores da área administrativa.

A assistente social Ellen Claudine Reis, da Juizado da Infância e Juventude Cível, explica que o Projeto prevê a atuação de  três tipos de padrinhos: afetivo, financeiro e profissional. “As pessoas podem colaborar de três maneiras: padrinho afetivo, constituído judicialmente, fica com a criança em finais de semana e pode até viajar com ela; o padrinho financeiro é aquele que custeia material escolar, medicamentos, roupas e calçados; já o padrinho profissional é o que poderá transferir seus conhecimentos, sendo um professor ou um profissional da área de saúde”, explica Ellen Claudine.

O projeto beneficia crianças com idade igual ou superior e sete anos e também adolescentes que se encontrem sob medida protetiva de acolhimento, e tiveram o poder familiar destituído pela Vara da Infância e Juventude Cível e não foram adotados. Crianças e adolescentes com possibilidades remotas de reintegração familiar, ou, criança com qualquer idade, caso apresente alguma deficiência e que seja de difícil colocação em família substituta também são alcançados pelo projeto.

Executado pelo Juizado da Infância e Juventude Cível e as dez unidades de acolhimento da cidade de Manaus, o Projeto Apadrinhamento conta com apoio das 27ª e 28ª Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, Defensoria Pública da Infância e Juventude, corpo técnico e dirigentes das dez unidades de acolhimento da Comarca de Manaus.

Como participar

Podem se tornar padrinhos afetivos pessoas encaminhadas pelas unidades acolhedoras, ou qualquer outra pessoa que se sentir motivada. Os interessados devem ingressar com pedido na Vara da Infância e Juventude Cível, através de um requerimento disponível na recepção, ou no Portal da Coordenadoria da Infância e Juventude (https://sistemas.tjam.jus.br/coij/). É necessário apresentar certidão de casamento ou declaração relativa de união estável em Cartório de Registro Civil; Cópia de RG e CPF; Comprovante de residência; atestado de Sanidade Física e Mental e Certidão de Antecedentes Criminais das Justiça Estadual e Federal.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM)

Texto: Carlos de Souza

Edição: Terezinha Torres

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Descubra Portugal: Os 10 Melhores Destinos Turísticos para Visitar em 2024

Portugal, um país de rica herança histórica e belezas naturais impressionantes, é um destino que cativa turistas de todo o mundo. Neste artigo, exploraremos os melhores destinos turísticos que Portugal tem a oferecer, cada um com suas características únicas e atrações imperdíveis.

O que é Europass?

O Europass é uma ferramenta desenvolvida pela União Europeia com o objetivo de promover a clareza e a transparência das competências e qualificações dos cidadãos europeus. Essencial para aqueles que buscam oportunidades de trabalho ou educação em diferentes países do bloco, o Europass facilita a comunicação dessas informações de maneira padronizada e reconhecida internacionalmente.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.