Na defesa das garantias fundamentais, da ordem democrática e da cidadania, os advogados são pilares essenciais. São eles os responsáveis por assegurar as liberdades individuais, zelar pela moralidade pública e questionar incansavelmente, sempre em busca da equidade e da coesão social. Hoje, em 11 de agosto, celebramos estes que estão sempre à disposição, atuando para preservar os direitos sociais e reduzir o espaço para arbitrariedades: os advogados e advogadas do Brasil.
Os profissionais da advocacia desempenham um papel insubstituível na administração da justiça. São guerreiros e guerreiras que unem coragem e serenidade, defendendo causas justas e contribuindo para o aprimoramento das leis e instituições.
Eles dedicam suas vidas à proteção dos direitos coletivos e individuais. Hoje, nossa homenagem e reconhecimento se estendem a todos os advogados e advogadas.
Sobre o Dia do Advogado:
O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto por uma razão especial: em 1824, após a outorga da Primeira Constituição Brasileira por Dom Pedro I, os quatro poderes – Moderador, Executivo, Legislativo e Judiciário – foram estabelecidos. No entanto, havia a necessidade de profissionais para exercer e fiscalizar essas atividades, e a falta de brasileiros com conhecimento jurídico independente era evidente.
Naquela época, a maioria dos operadores do Direito se formava em Coimbra, Portugal. Considerando o contexto da independência do Brasil de Portugal, surgiu a necessidade de uma cultura jurídica própria. Foi então promulgado o decreto que criou os primeiros cursos jurídicos no Brasil, em São Paulo e Olinda, através da Lei de 11 de agosto
de 1827. Desde então, essa data é reconhecida como o Dia do Advogado, também conhecido como o Dia dos Cursos Jurídicos.
Você sabia que o Portal Juristas está no Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, WhatsApp, Google News e Linkedin? Siga-nos