Senhora será indenizada pelo extravio de anel de casamento em hospital

Data:

Aliança de Casamento - Direito
Créditos: PixAchi / Depositphotos

Uma senhora que perdeu o cônjuge, internado em hospital público do norte do Estado de Santa Catarina (SC), deverá ser indenizada em R$ 8.000,00 (oito mil reais) a título de danos morais. Não que tenha havido falha ou erro médico no tratamento dispensado à paciente.

O cerne da questão se trata do extravio da aliança de matrimônio do casal e da entrega à viúva de uma prótese dentária que não pertencia ao falecido. A decisão de primeiro grau foi prolatada na 3ª Vara da Fazenda Pública e Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Joinville, em Santa Catarina.

Consta na exordial que a aliança de ouro foi depositada no rol de pertences do paciente, dentro de uma luva cirúrgica, e logo após desapareceu. Tal informação foi confirmada por funcionários do setor de internação de diferentes horários.

Em sua defesa, o estabelecimento hospitalar afirmou que a responsabilidade por omissão é subjetiva e que não há prova de culpa ou dolo dos servidores do hospital no desaparecimento da aliança do paciente.

No entanto, em análise dos fatos apresentados, o juízo de primeira instância destacou que a atitude de “guardar” a aliança, um bem de reconhecido valor material e sentimental, dentro de uma luva hospitalar, dificulta/inviabiliza a visualização do conteúdo e possibilita sua eliminação sem qualquer cautela.

Outro ponto fático não esclarecido e que indica descuido no manejo dos pertences de pacientes é que foi registrada e devolvida uma prótese dentária que, de acordo com a família, não pertencia ao de cujus, ou melhor, além da perda da aliança de casamento, ainda houve a troca/mistura de pertences de pacientes internados.

Desta forma, a decisão aponta para o dever de indenizar a viúva pelos danos morais decorrentes da angústia e do sofrimento vividos pela perda de um bem afetivamente significativo, por ocasião da partida de seu companheiro.

(Com informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina - TJSC)

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL JURISTAS NO TELEGRAM!

novo casamento sem se divorciar
Créditos: Andrey Popov | iStock
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.