Ação na Justiça pede que Facebook pague multa por vazamento de dados

Data:

A Associação Civil SOS Consumidor propôs uma ação civil pública contra o Facebook em decorrência do vazamento de dados de usuários brasileiros.

Em março de 2018, foi noticiado ao redor do mundo o vazamento de dados pessoais e perfis de comportamento de mais de 87 milhões de pessoas conectadas à rede social. Os dados teriam sido entregues à Cambridge Analytica, consultoria que utilizou tais informações para o marketing de seu negócios e marketing político.

O fato foi confirmado por Mark Zuckerberg, criador, representante legal e executivo chefe do Facebook.

Perante o Congresso dos EUA, ele assumiu seu erro acerca do vazamento dos dados e pediu desculpas públicas.

No Brasil, estima-se que cerca de 443 mil usuários tiveram seus dados violados. Conforme os dados constantes na inicial, a Associação afirma que somente os usuários brasileiros dão ao Facebook um lucro líquido de R$ 1,5 bilhão por ano.

A estimativa dos representantes da autora da ação é que o valor da multa seja de 5%, o que corresponderia a R$ 75 milhões.

Diante dos fatos, a entidade solicita o pagamento de uma alta multa por danos morais coletivos. Os valores elevanos cumpririam a finalidade punitiva da indenização, evitando que o problema volte a ocorrer.

Em caso de procedência da demanda, a Associação solicita que o valor da indenização seja revertido ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

Apesar de não ter sido citado no caso, o Facebook se dispôs a prestar os esclarecimentos necessários, afirmando que nada é mais importante do que a proteção da privacidade.

 

Fonte: Folha de São Paulo

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Bruno Dantas formaliza renúncia ao cargo de ministro do TCU e abre caminho para indicação de Rodrigo Pacheco

O ministro Bruno Dantas formalizou sua renúncia ao cargo no Tribunal de Contas da União (TCU), com saída prevista para 9 de setembro. A vaga, destinada à indicação do Senado Federal, deverá ser disputada politicamente e o nome de Rodrigo Pacheco ganhou força para assumir o posto. A mudança ocorre em meio à reaproximação entre o presidente Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e às articulações do Congresso antes das eleições de 2026.

Governo cria regras para combater cambismo digital e ampliar proteção de consumidores em eventos

O governo federal regulamentou a venda, a revenda e a transferência de ingressos pela internet com medidas destinadas a combater o cambismo digital, ampliar a transparência e proteger direitos dos consumidores. A regulamentação estabelece regras para filas, meia-entrada, taxas, revenda, transferência e reembolso. Outro decreto determina a disponibilização gratuita de água potável em eventos culturais, com regras específicas para eventos com mais de mil pessoas.

Tribunal do Júri condena corintiano por matar esposa palmeirense após discussão

O Tribunal do Júri condenou o empresário Leonardo Souza Ceschini a 13 anos e 24 dias de prisão, em regime fechado, pela morte da esposa, Érica Fernandes Alves Ceschini, ocorrida em 2021. A vítima foi atingida por oito golpes de faca após uma discussão relacionada à rivalidade entre Corinthians e Palmeiras. Os jurados reconheceram o feminicídio, o emprego de meio cruel e o aumento de pena pelo fato de o crime ter ocorrido na presença dos filhos do casal. A defesa informou que pretende recorrer da decisão.

Júri condena homem acusado de orquestrar assassinato do rapper Tupac Shakur

Resumo: Duane “Keffe D” Davis, de 63 anos, foi considerado culpado por um júri de Las Vegas por participação no assassinato do rapper Tupac Shakur, ocorrido em 1996. A acusação sustentou que Davis organizou a ação e estava no veículo de onde partiram os disparos, enquanto a defesa questionou a existência de provas independentes. Davis poderá ser condenado à prisão perpétua, e o caso ainda poderá ser objeto de recursos

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo