Banco Central anuncia fim de TED e DOC e adoção de pagamentos instantâneos

Data:

Banco Central anuncia fim de TED e DOC e adoção de pagamentos instantâneos
Créditos: milosducati | iStock

O Banco Central do Brasil será responsável por desenvolver a base de dados e administrar um sistema de pagamentos instantâneos para o Brasil, o que acabaria com TED e DOC e implementaria uma rede de envio de valores em alguns segundos com funcionamento ininterrupto.

A medida favorece a indústria de Bitcoin e criptomoedas no país, especialmente em casos de compra e venda, pois permite operações em exchanges nos finais de semana e fora do horário comercial. As fintechs que operam com criptomoedas como forma de pagamento também podem ser beneficiadas.

O custo de transferência de valores, atualmente, é definido pelos bancos para cada operação ou tem seu valor incluído no pacote de serviços do cliente. Com o sistema, o BACEN espera reduzir tais custos, tanto para clientes quanto para empresas que recebem as transferências. 

Um lojista, por exemplo, verá reduzido o número de intermediários, o que significa menor custo de aceitação em relação aos demais instrumentos de pagamento. A expectativa é que a medida também diminua o poder dos bancos, pois basta que um estabelecimento comercial tenha um código único de identificação (tipo um QR Code) para que seus clientes façam a leitura desse código por meio de seus smartphones. 

Banco Central anuncia fim de TED e DOC e adoção de pagamentos instantâneos
Créditos: marchmeena29 | iStock

No código, estarão todas as informações necessárias para a transferência instantânea dos recursos. Ou seja, bem mais simples do que os métodos de transferência atuais, que demandam informações do banco e do CPF do recebedor. Bastará um smartphone e uma conta em um prestador de serviço de pagamento (PSP).

De acordo com o BACEN: “A base de dados de endereçamento permitirá a realização de pagamentos de maneira intuitiva e simplificada, utilizando, de forma segura, informações de fácil conhecimento, como número de telefone ou conta de e-mail. A divulgação do Comunicado foi o ponto de partida para o início do processo de implantação do sistema de pagamentos instantâneos no Brasil. Os requisitos fundamentais estabelecem a política institucional para o desenvolvimento desse sistema, o que inclui a governança para a definição de regras, as formas de participação e a infraestrutura centralizada de liquidação. O Banco Central vem atuando na liderança desse processo, com o objetivo de criar, de uma perspectiva neutra em relação a modelos de negócio ou participantes de mercado específicos, as condições necessárias para o desenvolvimento de um sistema de pagamentos instantâneos eficiente, competitivo, seguro, inclusivo e que acomode todos os casos de usos”.

(Com informações do Coin Telegraph)

Leia também:

 

Conheça o Juristas Signer , a plataforma de assinatura de documentos com certificado digital.

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.