Cármen Lúcia assume Presidência da República durante viagem de Temer

Data:

A presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Cármen Lúcia, assume cargo por cerca de 24h enquanto Michel Temer participa de Cúpula das Américas, no Peru.

 

Nesta sexta-feira (13), a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, irá ocupar a Presidência da República, em substituição ao presidente Michel Temer (MDB).

O presidente decolou para o Peru por volta das 11h30. Mas, para que Cármen seja efetivada na Presidência, ele precisa deixar o espaço aéreo brasileiro.

Na agenda de Cármen Lúcia nesta sexta-feira, estão previstas reuniões com a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e com o ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna.

Cármen Lúcia também recebe o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Jayme de Oliveira, e o senador Valdir Raupp, este último para tratar de processo sobre uma ação movida por associação de policiais de Rondônia.

Ainda não se sabe se a ministra despachará do Planalto ou de seu gabinete no STF. A assessoria de imprensa do STF não deu detalhes sobre o motivo de todos os encontros previstos para a sexta.

 

Temer, Maia e Eunício no exterior

 

O fato de ter uma ministra no cargo mais alto da República se deve a uma coincidência de viagens internacionais dos outros dois sucessores imediatos de Temer no cargo.

No mesmo dia em que o presidente Temer viaja para o Peru, onde participará da Cúpula das Américas, os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), também estarão fora do país.

Maia participa de um evento no Panamá, e Eunício vai ao Japão.

A lei eleitoral proíbe de se candidatar quem assume a Presidência nos seis meses antes da eleição, fato que incentivou as viagens de Maia e Eunício, que pretendem disputar a eleição em outubro.

O presidente do STF é o próximo na linha sucessória do presidente da República, depois do presidente da Câmara e do Senado.

 

Temer em Lima

 

Em Lima, nesta sexta, Temer terá duas reuniões antes da abertura oficial da cúpula.

A primeira será com o presidente da Câmara de Comércio dos Estados Unidos da América, Thomas Donohue. A segunda, com o presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández Alvarado.

Temer ainda dará uma entrevista para a rede de televisão CNN em Español.

A cerimônia de abertura da 8ª Cúpula das Américas acontecerá ao final da tarde e será seguida por um jantar em homenagem aos chefes de Estado e de Governo presentes.

No sábado (14) pela manhã, Michel Temer participará da foto oficial da cúpula e da sessão plenária, em que está prevista um discurso do presidente.

Em seguida, ele terá uma reunião bilateral com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, e audiência com o congressista norte-americano Paul Cook.

Temer deve embarcar de volta ao Brasil por volta das 14h30, horário de Brasília.

 

 

Com informações do Portal Uol.

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJSP mantém condenação de homem por construção irregular em área de preservação ambiental

A 9ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, com ajustes, a condenação de um homem que realizou construções irregulares em área de preservação permanente (APP) e de proteção de mananciais no município de Mogi das Cruzes. A decisão de primeira instância havia sido proferida pelo juiz Davi de Castro Pereira Rio, da 2ª Vara Criminal da comarca.

TJSP mantém condenação do Município de Auriflama por erro médico que causou danos cerebrais a criança

A 10ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, com ajustes, a condenação imposta ao Município de Auriflama por falha em atendimento médico que resultou em danos cerebrais irreversíveis a uma criança. A decisão original, proferida pelo juiz Tobias Guimarães Ferreira, da Vara Única de Auriflama, foi parcialmente modificada apenas para readequar os valores das indenizações por danos morais e a forma de pagamento da pensão em atraso devida à mãe da vítima.

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.