Clínica radiológica condenada por erro de diagnóstico em exame de criança

Data:

exame médico
Créditos: megaflopp / iStock

Uma decisão da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal condenou a Clínica Radiológica Vila Rica Ltda a pagar uma indenização a um casal devido a um erro de diagnóstico em um exame do filho. A empresa terá que desembolsar R$ 5 mil para cada um dos autores, referente a danos morais.

Segundo os autores, o filho foi submetido a um exame de tomografia computadorizada cranioencefálica na clínica. O resultado do exame indicou "cranioestenose", e os pais foram aconselhados a procurar urgentemente um neurocirurgião.

No entanto, após a análise das imagens por neurocirurgiões, o diagnóstico foi descartado. Um novo exame, realizado em outra clínica, confirmou o erro no diagnóstico. Os autores alegam que o erro causou angústia e sofrimento à família, especialmente devido ao contexto da pandemia.

A clínica, em sua defesa, argumentou que a condenação baseou-se apenas nas alegações dos autores e que não há documentos no processo que comprovem a necessidade da cirurgia antes que a criança completasse um ano de vida. Afirmou ainda que não existem provas de dano a ser indenizado e que o valor inicialmente estabelecido na sentença é desproporcional.

Ao julgar o recurso, o colegiado explicou que os resultados de exames devem ser precisos ou fornecer informações confiáveis quanto ao risco de incorreção no diagnóstico e a necessidade eventual de repetição do procedimento. Destacou que não há evidências de que a impressão diagnóstica no laudo era plausível nem de recomendação para repetir os exames para confirmar o diagnóstico.

A Turma concluiu que houve falha na prestação do serviço devido a um erro de diagnóstico no laudo, causando sofrimento desnecessário aos pais da criança, que temiam que seu filho precisasse de cirurgia em tenra idade.

A magistrada relatora ressaltou que "a angústia e o abalo psíquico dos autores ensejam o dano moral presumido, por decorrerem do próprio defeito na prestação do serviço, sendo desnecessária a comprovação de prejuízo concreto para responsabilizar a clínica ré".

Com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...