CNJ reconhece indícios de que juiz do TJ-RJ teria zombado de promotora

Data:

zombado de promotora
Créditos: Zolnierek | iStock

O corregedor do CNJ, ministro Humberto Martins, votou pela instauração de processo administrativo contra o juiz de Direito do TJ-RJ João Batista Damasceno por suposto deboche feito contra uma promotora do estado.

O MP-RJ apresentou reclamação após a promotora ter sido alvo de críticas e comentários desrespeitosos nas redes sociais, por ter pedido informações sobre um evento organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Itaguaí (RJ). Os comentários sinalizavam que o pedido tinha como objetivo questionar o fato de ela não ter recebido convite para proferir palestra.

O caso repercutiu e, supostamente, o magistrado criou e postou na rede social um ofício fictício, falando sobre a realização de evento sobre “A reserva de mercado nas mesas de debates para grupos identitários e autoridades locais”. A promotora também teria recebido convite desse evento, em caráter oficial.

O magistrado disse ao CNJ que o convite formulado era real, assim como o evento, mas não apresentou documento comprobatório. Para o corregedor, o MP demonstrou, por documentação, a existência de indícios fortes do “uso privado dos meios disponibilizados para o exercício das funções de magistrado (documento timbrado e e-mail funcional) com a intenção de manifestar crítica por meio de deboche e chacota contra membro de outra instituição do sistema de justiça”.

O ministro Dias Toffoli e o conselheiro Aloysio Corrêa da Veiga votaram contra a abertura do processo administrativo disciplinar, por entender que não cabe ao CNJ a análise desse tipo de demanda. (Com informações do Conselho Nacional de Justiça.)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo