Combate ao assédio é um trabalho preventivo para manutenção da saúde mental dos servidores

Data:

Combate ao assédio é um trabalho preventivo para manutenção da saúde mental dos servidores | Juristas
Assédio - Autor TheVisualsYouNeed

No dia 2 de maio, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, uma data importante para a conscientização, prevenção e combate à violência psicológica ou física no ambiente de trabalho. A divulgação de informações sobre esse tipo de violação é essencial para proteger a qualidade de vida dos funcionários, fornecendo instrumentos para punir, evitar e fiscalizar qualquer comportamento nocivo.

No ano passado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) adicionou a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação à agenda permanente dos tribunais através da Resolução nº 450/2022. Essa iniciativa se somou à política formatada em 2020, por meio da Resolução nº 351/2020, para melhorar o ambiente organizacional e oferecer proteção efetiva contra a discriminação.

Os tribunais criaram comissões e definiram suas atribuições de acordo com as normas, o que ajudou na construção de um diagnóstico institucional sobre as práticas de assédio e outras questões relacionadas.

O assédio pode ser de vários tipos, incluindo o sexual e a discriminação. A falta de respeito e a prática de violência psicológica afetam o trabalhador quando comprometem sua identidade, dignidade e relações afetivas e sociais. Todas as formas de assédio podem causar danos graves à saúde física e mental, constituindo um risco psicossocial.

Conforme a resolução, o assédio moral é um processo contínuo e reiterado de condutas abusivas que atentam contra a integridade, identidade e dignidade humana do trabalhador, enquanto o assédio moral organizacional é um processo contínuo de condutas abusivas amparado por estratégias organizacionais e/ou métodos gerenciais que visam a obter engajamento intensivo dos funcionários ou excluir aqueles que a instituição não deseja manter em seus quadros.

A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do Poder Judiciário do Acre foi criada nos termos da Portaria nº 1039/2021 e se tornou a pedra fundamental da implementação da política. Essa comissão coordena ações e monitora as atividades institucionais para prevenir a degradação do ambiente de trabalho. Desde a sua criação, palestras foram ministradas, produtos comunicacionais foram divulgados nas redes sociais da instituição e os servidores do TJAC participaram de uma pesquisa nacional sobre assédio.

(Com informações da TJAC – Tribunal de Justiça do Acre)

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

TJSP mantém condenação de acusados que aplicavam golpe em locadora de veículos

A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão da 13ª Vara Criminal da Capital, sob a juíza Erika Fernandes, que condenou três homens por associação criminosa, com um deles também condenado por estelionato, relacionado a um golpe praticado contra uma locadora de veículos. As penas impostas, variando entre um e dois anos de reclusão, foram convertidas em medidas alternativas, incluindo prestação pecuniária e serviços comunitários.

Tribunal nega devolução em dobro após depósito realizado por engano

A 2ª Vara Cível de Araraquara julgou um caso envolvendo a devolução de R$ 37 mil que foram depositados por engano em uma empresa após um contrato de securitização de ativos empresariais. Após o acordo, a empresa não mais gerenciava os ativos, mas recebeu indevidamente o depósito de uma devedora. A empresa devolveu o dinheiro 14 dias após o depósito, mas apenas depois que a ação foi ajuizada, o que levou a autora a pedir a devolução em dobro, alegando retenção indevida do montante.