Ex-prefeito tem condenação reformada com recurso de apelação no TJRO

Data:

Ex-prefeito de Itapevi é condenado por improbidade administrativa
Créditos: BelleMedia / Shutterstock.com

A sentença do juízo da causa no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, proferida pela 2ª Câmara Especial, foi reformada em uma decisão colegiada. O ex-prefeito José Luiz Vieira foi absolvido de um ato de improbidade administrativa relacionado à contratação e formação de um cadastro reserva de servidores temporários para a prefeitura de São Felipe d’Oeste-RO.

Os contratos, que ocorreram entre 2010 e 2013, eram destinados a professores que atuavam na área de educação municipal.

O relator do caso, o desembargador Roosevelt Queiroz, afirmou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende que improbidade não deve ser confundida com mera ilegalidade. Para que seja admitida a improbidade, é necessário comprovar a intenção dolosa ou má-fé do agente. No entanto, o voto ressalta que, no caso analisado, “verifica-se que o município em questão possui legislação local que autoriza a contratação temporária regulada pela Lei Municipal nº 377/2010, juntamente com o Decreto nº 7001/2010, que dispõe sobre a contratação por prazo determinado e emergencial”.

Para reforçar o entendimento jurídico, o voto menciona uma recente decisão do STJ em um caso repetitivo, na qual se estabeleceu que a contratação de servidores temporários sem concurso público com base em legislação local, mesmo que considerada inconstitucional, afasta a caracterização de dolo genérico para a configuração de improbidade administrativa que viola os princípios da administração pública.

Segundo o relator, a improbidade administrativa deve envolver a intenção maliciosa de agir de má-fé na administração pública, o que é diferente de um ato ilegal. A ilegalidade pode ser cometida por um gestor incompetente, mas honesto, e seria injusto condená-lo com base nas severas penas da Lei de Improbidade Administrativa.

O voto também destaca que, no caso em questão, a possibilidade de contratar temporariamente servidores para a educação do Município de São Felipe d’Oeste, sem concurso público, não revela elementos que indiquem má-fé por parte do gestor público na época dos fatos, especialmente levando em consideração a estrutura limitada da pequena localidade no interior do Estado.

Na sentença original, José Luiz Vieira teve seus direitos políticos suspensos por três anos, assim como ficou proibido, pelo mesmo período, de celebrar contratos e receber incentivos fiscais do Poder Público. Além disso, foi condenado a pagar uma multa civil correspondente a três vezes o salário do prefeito.

A Apelação Cível (n. 7001051-47.2019.8.22.0009) foi julgada em 16 de maio de 2023, com a participação dos desembargadores Roosevelt Queiroz, Miguel Monico e Hiram Marques.

(Com informações do TJRO- Tribunal de Justiça de Rondônia)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Recuperação judicial exige equilíbrio para preservar empresas e credores, diz Marcello Perino

A recuperação judicial é um mecanismo importante para preservar empresas viáveis, mas deve ser conduzida com equilíbrio entre a continuidade da atividade econômica e a proteção dos credores. Para Marcello Perino, a adoção de critérios técnicos e a análise rigorosa da viabilidade dos planos são essenciais para garantir a efetividade do processo e a segurança jurídica.

Justiça dos EUA suspende fusão bilionária entre Warner Bros. Discovery e Paramount após ação antitruste

A Justiça dos Estados Unidos suspendeu a fusão de aproximadamente US$ 110 bilhões entre Warner Bros. Discovery e Paramount após ação movida por 12 estados, liderados pela Califórnia. Os autores sustentam que a operação viola a legislação antitruste e poderá reduzir significativamente a concorrência nos mercados de cinema, televisão e entretenimento. O caso ainda será analisado pela Justiça, enquanto a transação também aguarda aprovação de reguladores internacionais.

Eduardo Bolsonaro obtém green card nos EUA após condenação pelo STF

Eduardo Bolsonaro recebeu o green card dos Estados Unidos, documento que lhe garante residência permanente no país. A concessão ocorre após sua condenação pelo STF a quatro anos e dois meses de prisão pelo crime de coação no curso do processo. O documento amplia sua estabilidade migratória nos EUA, embora não lhe confira direitos políticos, como o voto nas eleições norte-americanas.

Justiça mantém justa causa de trabalhadora que gravou vídeos no TikTok com uniforme e críticas à empresa

A Justiça do Trabalho manteve a demissão por justa causa de uma trabalhadora que gravou vídeos para o TikTok nas dependências da empresa, utilizando uniforme com identificação da empregadora e divulgando informações consideradas falsas sobre o ambiente de trabalho. A decisão concluiu que a conduta violou normas internas, comprometeu a imagem da empresa e configurou mau procedimento, indisciplina e ato lesivo à honra do empregador, nos termos da CLT.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo