CNJ facilita concentração de esforços nas execuções fiscais de maior valor

Data:

Modelo de Documento - Notificação Extrajudicial - Causídico
Créditos: Khakimullin / Depositphotos

Um marco importante foi alcançado no processo de agilização das execuções fiscais em Fortaleza-CE. Nos últimos quatro meses, foram extintos impressionantes 71% dos processos de execução fiscal, totalizando 33.225 ações. Esse resultado significativo permite que a Fazenda Municipal concentre seus recursos e esforços nas execuções de maior valor. A conquista é resultado direto da Portaria Conjunta n. 8/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e da Procuradoria do Município de Fortaleza.

Assinada em dezembro de 2023, a portaria simplifica a identificação e a posterior extinção dos processos com valor de até R$ 50 mil, cujo ajuizamento é dispensado por norma do próprio Município.

CNJ facilita concentração de esforços nas execuções fiscais de maior valor | Juristas
Accounting analysis businessman hand working Strategy Research analyzing financial data and charts

Durante a assinatura da portaria conjunta, realizada no TJCE em Fortaleza, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, destacou a importância dessa iniciativa pioneira no estado do Ceará e expressou o desejo de replicar esse modelo em outras regiões do país.

O coordenador do Núcleo 4.0 – Execuções Fiscais, juiz Renato Esmeraldo Paes, enfatizou que o acordo contribuirá significativamente para a redução da taxa de congestionamento das unidades judiciárias e para uma maior eficiência na busca por créditos para a Fazenda. Paes ressaltou que essa estratégia permitirá concentrar esforços nos processos de maior valor, otimizando os recursos e maximizando o retorno financeiro para o Município.

CNJ facilita concentração de esforços nas execuções fiscais de maior valor | Juristas
Luís Roberto Barroso, preside a sua primeira sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Segundo o Relatório Justiça em Números 2023 (ano-base 2022), cerca de 34% do estoque total de processos na Justiça são relacionados a execuções fiscais, o que representa um desafio significativo. O CNJ tem se dedicado a reduzir esse estoque através de várias iniciativas, como portarias conjuntas e a Semana Nacional da Regularização Tributária.

Essa colaboração entre os órgãos públicos e judiciais é um passo importante na direção de uma justiça mais ágil e eficaz, garantindo uma administração fiscal mais eficiente e justa para todos os envolvidos.

Com informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Notícias, modelos de petição e de documentos, artigos, colunas, entrevistas e muito mais: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp.

Basta clicar aqui: https://bit.ly/zapjuristas

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.