Presidente Lula sanciona marco das garantias para facilitar execução de dívidas

Data:

Presidente Lula sanciona marco das garantias para facilitar execução de dívidas | Juristas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia de instalação do Conselho da Federação no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta terça-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o chamado Marco das Garantias, um projeto de lei que simplifica a execução de dívidas por bancos e permite o uso de um mesmo imóvel como garantia em mais de um empréstimo. Embora a proposta original tenha sido apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro em 2021, a administração petista de Lula endossou o projeto devido à expectativa de impacto positivo no mercado.

Anteriormente, um imóvel só poderia ser utilizado como garantia para um empréstimo. Com a nova lei, será possível dividir o valor de uma propriedade em vários financiamentos, desde que não exceda o valor total do imóvel.

Modelo de Petição - Impugnação - Exclusão do ISSQN da Base de Cálculo do PIS e COFINS
Créditos: maxxyustas / Depositphotos

Essa prática é comum em diversos países e é vista por apoiadores como um meio de ampliar o acesso dos brasileiros a diferentes formas de financiamento. No entanto, críticos argumentam que a medida pode levar a um aumento da dívida.

Além de simplificar a execução de dívidas, o projeto também facilita a cobrança por parte de instituições financeiras de credores inadimplentes, ampliando as possibilidades de execução extrajudicial.

Contudo, críticos alertam que essa aceleração nas cobranças pode prejudicar pessoas de menor poder aquisitivo, facilitando a perda de bens por famílias em dificuldades para quitar suas dívidas.

Presidente Lula sanciona marco das garantias para facilitar execução de dívidas | Juristas
Créditos: fizkes / Istock

O governo espera que a facilitação da execução de dívidas reduza a inadimplência, um dos principais componentes do chamado "spread bancário," que se refere à diferença entre o custo de captação das instituições financeiras e os juros cobrados nos empréstimos. Portanto, a expectativa é que o Marco das Garantias contribua para a redução do custo do crédito e, consequentemente, amplie o acesso ao capital.

O projeto também visa aliviar o Judiciário, que atualmente enfrenta muitas ações de execução, representando cerca de 43% dos processos judiciais no Brasil. O presidente Lula, no entanto, vetou uma disposição que permitiria a apreensão de bens móveis sem autorização da Justiça.

Presidente Lula sanciona marco das garantias para facilitar execução de dívidas | Juristas
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordena reunião do Conselho Político da Coalizão, no Palácio do Planlto Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

"A proposição legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade, visto que os dispositivos, ao criarem uma modalidade extrajudicial de busca e apreensão do bem móvel alienado fiduciariamente em garantia, acabaria por permitir a realização dessa medida coercitiva pelos tabelionatos de registro de títulos e documentos, sem que haja ordem judicial para tanto, o que violaria a cláusula de reserva de jurisdição e, ainda, poderia criar risco a direitos e garantias individuais, como os direitos ao devido processo legal e à inviolabilidade de domicílio", diz trecho do veto.

Com informações de FolhaPress.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Legislação que exige divulgação de alerta sobre racismo em eventos esportivos é constitucional, decide TJSP

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) julgou constitucional parte da Lei nº 3.391/23, de Martinópolis, que exige a divulgação de alerta sobre racismo e injúria racial em eventos esportivos no município. Entretanto, os artigos que determinam os critérios e meios para a Administração Pública cumprir essa obrigação foram declarados inconstitucionais. A decisão foi unânime.

Decisão fixa alimentos com base em Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero

A comarca do extremo oeste catarinense utilizou o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para calcular a pensão alimentícia devida por um homem à sua ex-companheira, que ficou com a guarda dos filhos, gêmeos de cinco anos, após a separação do casal. Esta decisão foi destacada na edição n. 138 do Informativo da Jurisprudência de SC.

Teste físico deve ser proporcional ao cargo, decide TJSC

A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu que a exigência de exame físico em concurso público deve ser compatível com as especificidades do cargo. No caso analisado, um candidato foi reprovado por não completar a prova no tempo estipulado.

Brasil edita norma federal (Lei 14.852/2024) regulamentando “GAMES”

Se você tem um filho(a) entre 05 (cinco) e 16 (dezesseis) anos, com absoluta certeza você já se desesperou com a utilização excessiva de “games” pelo mesmo. O vicio nestes joguinhos é um problema social.