Verbas recebidas a título de ajuda de custo não compõem base de cálculo de IRPF

Data:

isenção
Crédito:s Thailand Photographer. | iStock

A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) deu provimento à apelação interposta por um servidor contra a sentença que negava o pedido do requerente, parlamentar da Assembleia Legislativa do Amazonas, mantendo a incidência do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) sobre a ajuda de custo e o ticket combustível.

O impetrante argumentou no recurso (0004068-84.2007.4.01.3200) que essas verbas não se incorporam ao seu patrimônio, possuindo natureza indenizatória, o que afasta a incidência do IRPF. Em contrarrazões, a Fazenda Nacional requereu a manutenção da sentença, alegando que as parcelas foram recebidas em caráter permanente, agregando-se como riqueza nova ao patrimônio individual, sujeitando-se à tributação.

A relatora do caso, juíza federal convocada Clemência Maria Almada Lima de Angelo, explicou que a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pacificou o entendimento de que as verbas recebidas a título de ajuda de custo, assim como as demais verbas de gabinete, não compõem a base de cálculo do Imposto de Renda. Mesmo que pagas de forma constante, mensal, tais verbas não se incorporam ao subsídio do parlamentar, mantendo sua natureza indenizatória.

Por unanimidade, o Colegiado deu provimento à apelação para anular o débito fiscal referente às parcelas de IRPF sobre ajuda de custo e ticket combustível.

Com informações do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Brasil edita norma federal (Lei 14.852/2024) regulamentando “GAMES”

Se você tem um filho(a) entre 05 (cinco) e 16 (dezesseis) anos, com absoluta certeza você já se desesperou com a utilização excessiva de “games” pelo mesmo. O vicio nestes joguinhos é um problema social.

Aulão Solidário de Direito Agrário e Aplicado ao Agronegócio Beneficia o Rio Grande do Sul

Em uma iniciativa inovadora, grandes nomes do Direito Agrário e do agronegócio se reunirão para um aulão solidário no próximo sábado, dia 11 de maio, das 13h30 às 19h00. O evento, que ocorrerá online com transmissão via TV Agrarista UBAU no YouTube, promete ser uma oportunidade única de aprendizado e solidariedade.

Vistos de Investimento para Portugal: Guia Completo

Descubra como obter Vistos de Investimento para Portugal com nosso guia completo e dicas essenciais para seu sucesso.

Cidadania Brasileira: Como obter? Guia Prático

Descubra o caminho para a sua Cidadania Brasileira com nosso guia prático. Saiba mais sobre os requisitos e procedimentos necessários.