Disputa por vagas no STJ: comissão avalia 63 concorrentes em meio a dossiês, conflitos governamentais e apoio do STF

Data:

Disputa por vagas no STJ: comissão avalia 63 concorrentes em meio a dossiês, conflitos governamentais e apoio do STF | JuristasNesta segunda-feira (21), a batalha pelas três vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ) atinge seu ápice, quando uma comissão de ministros apresentará um relatório com perfis e eventuais processos de 63 concorrentes. Os “dossiês” internamente chamados são a ferramenta chave para a escolha dos integrantes das listas, que serão definidas na quarta-feira (23). A informação é da colunista do UOL, Carolina Brígido.

Sob o sistema de nomeações do STJ, os ministros pré-selecionam os candidatos. Primeiramente, uma lista quádrupla é votada para reduzir a quatro os 57 desembargadores concorrendo. Posteriormente, é elaborada uma lista tríplice entre os seis advogados inscritos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolherá dois nomes da lista de desembargadores e um dos advogados.

Disputa por vagas no STJ: comissão avalia 63 concorrentes em meio a dossiês, conflitos governamentais e apoio do STF | Juristas
Brasília (DF) 03/08/2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participa da Cerimônia de posse do novo Ministro do Turismo, Celso Sabino nesta quinta feira, no Palácio do Planalto. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Nesse estágio da disputa, alianças geralmente já foram formadas entre os ministros para compor as listas. No entanto, a corrida pelas vagas permanece indefinida desta vez, devido a uma série de fatores.

A quantidade de vagas em jogo simultaneamente e o alto número de candidatos são os principais desafios. Além disso, rivalidades pelo poder no Judiciário e no governo têm complicado as escolhas. Influentes políticos, membros do governo Lula e ministros do STF estão entre os apoiadores e padrinhos dos concorrentes.

Com tantos interesses em jogo, as poucas vagas disponíveis dificultam atender a todos. Em disputa, dois aliados de Lula brigam por uma vaga de desembargador. A briga em São Paulo também envolve padrinhos poderosos no STF. O Rio de Janeiro, por sua vez, conta com padrinhos como o ministro Luiz Fux.

Presidiários do estado de São Paulo terão banho quente
Créditos: Divulgação / STJ

A fase culminante se dá na terça-feira, antes da votação das listas. A ministra Assusete Magalhães lançará um livro no STJ, com presença de ministros do Judiciário e membros do governo.

Em seguida, inicia-se a disputa final: após a formação das listas, os candidatos precisam convencer Lula de que são a melhor opção. Sem prazo estipulado, espera-se que ele decida em breve.

Com informações do UOL.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJ-PI apresenta novas ferramentas de Inteligência Artificial para modernizar serviços do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Piauí apresentou novas ferramentas de Inteligência Artificial desenvolvidas pelo Opala Lab para auxiliar magistrados e servidores, otimizar processos e modernizar os serviços judiciais. As soluções incluem sistemas de transcrição de audiências, análise processual e organização de bases de conhecimento, com foco em segurança, autonomia tecnológica e eficiência.

TJ-SP analisará pedido para excluir filiação materna do registro civil

O TJ-SP deverá analisar recurso de uma mulher que busca excluir a filiação materna de sua certidão de nascimento após relatar ter sido vítima de graves abusos durante a infância. Embora a sentença de primeiro grau tenha reconhecido os traumas e autorizado a retirada dos sobrenomes maternos, o pedido de desconstituição da maternidade foi negado sob o fundamento de que a filiação biológica deve permanecer registrada.

TJ mantém condenação de Marcelo Crivella por uso não autorizado de imagem em campanha eleitoral

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação do senador Marcelo Crivella ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais a um estudante que teve sua imagem e seu depoimento utilizados, sem autorização, em propaganda eleitoral. A Corte rejeitou novos recursos da defesa e preservou a sentença que também envolve o Partido Republicanos.

Licenciamento de novos data centers no Ceará reacende debate sobre impactos ambientais e consumo de energia

Dois novos projetos de data centers em Caucaia (CE) estão em fase de licenciamento ambiental e poderão consumir energia equivalente à utilizada por 4,5 milhões de residências, volume superior ao total de domicílios do estado. A dimensão dos empreendimentos intensificou o debate sobre os impactos ambientais, o consumo de água, o licenciamento simplificado e a necessidade de consulta às comunidades potencialmente afetadas.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo