Ex-parlamentar é condenado a indenizar homem por agressão sofrida dentro do Congresso Nacional

Data:

TJDFT mantém condenação de casal por agressão a vizinha
Créditos: icedmocha / Shutterstock.com

Laerte Rodrigues de Bessa, ex-deputado federal, foi condenado pela 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por maioria, a indenizar Edvaldo Dias da Silva por agressão física durante uma reunião da Comissão Mista do Congresso Nacional, em maio de 2018. A indenização foi fixada em R$ 30 mil.

Dias da Silva, na época, era Subsecretário de Articulação Federal e assessor do Governador do Distrito Federal, e relata que Bessa o agrediu verbal e fisicamente, tentando dar um soco em seu ombro. Segundo ele, os atos não estão protegidos pela imunidade parlamentar, uma vez que não estão relacionados à atividade legislativa e ultrapassam os limites da função.

A análise do caso pelos desembargadores verificou que os depoimentos prestados corroboram o uso de violência, com socos confirmados. Uma testemunha afirmou que Bessa chamou Dias da Silva de “cachorro, pilantra e vagabundo” e deu dois murros em seu peito. Posteriormente, rasgou uma das propostas que estavam na mesa.

Embora a imunidade parlamentar assegure aos deputados e senadores a inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos, a imunidade não se aplica a atos de violência física. O golpe não causou lesão física significativa, mas houve agressão e a vítima foi colocada em uma situação frágil e vexatória, justificando a reparação do dano psicológico ou ofensa aos atributos da personalidade. Agravando o juízo de desvalor, Bessa agiu no exercício de cargo público, dentro do parlamento e contra pessoa convidada para colaborar com os trabalhos legislativos.

Processo: 0714780-02.2018.8.07.0001

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Recuperação judicial exige equilíbrio para preservar empresas e credores, diz Marcello Perino

A recuperação judicial é um mecanismo importante para preservar empresas viáveis, mas deve ser conduzida com equilíbrio entre a continuidade da atividade econômica e a proteção dos credores. Para Marcello Perino, a adoção de critérios técnicos e a análise rigorosa da viabilidade dos planos são essenciais para garantir a efetividade do processo e a segurança jurídica.

Justiça dos EUA suspende fusão bilionária entre Warner Bros. Discovery e Paramount após ação antitruste

A Justiça dos Estados Unidos suspendeu a fusão de aproximadamente US$ 110 bilhões entre Warner Bros. Discovery e Paramount após ação movida por 12 estados, liderados pela Califórnia. Os autores sustentam que a operação viola a legislação antitruste e poderá reduzir significativamente a concorrência nos mercados de cinema, televisão e entretenimento. O caso ainda será analisado pela Justiça, enquanto a transação também aguarda aprovação de reguladores internacionais.

Eduardo Bolsonaro obtém green card nos EUA após condenação pelo STF

Eduardo Bolsonaro recebeu o green card dos Estados Unidos, documento que lhe garante residência permanente no país. A concessão ocorre após sua condenação pelo STF a quatro anos e dois meses de prisão pelo crime de coação no curso do processo. O documento amplia sua estabilidade migratória nos EUA, embora não lhe confira direitos políticos, como o voto nas eleições norte-americanas.

Justiça mantém justa causa de trabalhadora que gravou vídeos no TikTok com uniforme e críticas à empresa

A Justiça do Trabalho manteve a demissão por justa causa de uma trabalhadora que gravou vídeos para o TikTok nas dependências da empresa, utilizando uniforme com identificação da empregadora e divulgando informações consideradas falsas sobre o ambiente de trabalho. A decisão concluiu que a conduta violou normas internas, comprometeu a imagem da empresa e configurou mau procedimento, indisciplina e ato lesivo à honra do empregador, nos termos da CLT.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo