Ex-prefeito de vargem alta é absolvido em processo de crime de responsabilidade

Data:

Ex-prefeito de vargem alta é absolvido em processo de crime de responsabilidade | Juristas
Créditos: Nejron Photo/Shutterstock.com

Em decisão publicada na quarta-feira (17), no Diário da Justiça, o juiz da Vara Única da Comarca de Vargem Alta, absolveu o ex-prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, e mais três pessoas de acusação de crime de responsabilidade. A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Estadual (MPES).

Segundo o MPES, o ex-prefeito e um dos requeridos que, à época dos fatos, era Secretário de Agricultura, teriam desviado em proveito alheio, máquinas pertencentes ao Município de Vargem Alta, com o objetivo de prestar serviços nas propriedades particulares de outros dois denunciados, um deles vereador do município.

De acordo com os autos, uma das propriedades que teria recebido o serviço das máquinas, está no município de Rio Novo do Sul. Em sua defesa, o dono afirmou que requereu o serviço na Secretaria Municipal de Agricultura de Vargem Alta e combinou de fazer o pagamento da gasolina utilizada ao secretario.

Também em sua defesa, o ex-prefeito demostrou estar de acordo com a prática, realizada pelo então Secretário Municipal de Agricultura. Isto porque, existe um termo de cooperação técnica entre Vargem Alta e Rio Novo do Sul.

Entretanto, em manifestação final, o MPES requereu o arquivamento do feito, justificando que os equipamentos foram utilizados em observância à legislação municipal e, também, ao convênio celebrado entre os dois municípios.

O magistrado, analisando os autos e a manifestação final do órgão ministerial, destacou a ausência de prova contundente de que houve ofensa a qualquer princípio da administração pública, ressaltando a legislação municipal e o convênio que autoriza tais práticas. Assim, julgou improcedente o pedido inicial, absolvendo os quatro requeridos.

 

Fonte: Tribunal de Justiça do Espírito Santo

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Fachin anuncia projeto de lei para regulamentar remuneração de magistrados

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, anunciou que pretende concluir até o final de 2026 uma minuta de projeto de lei federal para regulamentar a remuneração dos magistrados. A proposta integra uma agenda mais ampla de defesa da integridade, transparência e controle dos gastos públicos. Fachin também apresentou ao CNJ medidas para prevenir conflitos de interesse na magistratura.

Gusttavo Lima é responsabilizado por transtornos causados por número em música

Gusttavo Lima foi condenado a pagar cerca de R$ 149 mil a um empresário que afirmou ter recebido milhares de mensagens e ligações após seu número de telefone ser mencionado na música “Bloqueado”. A Justiça entendeu que a divulgação da canção contribuiu para os transtornos sofridos pelo proprietário do número. A decisão ainda não transitou em julgado e o pagamento foi determinado provisoriamente.

Estudo aponta falhas estruturais no combate à violência contra a mulher no Brasil

Estudo da Rede Nacional de Controle Externo pela Proteção das Mulheres, com dados dos 27 tribunais de contas brasileiros, identificou falhas de orçamento, planejamento, equipes e integração entre órgãos responsáveis pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Auditorias apontaram estruturas incompletas, baixa execução orçamentária e ausência de planos formais em diversos municípios.

Executivos do Goldman Sachs são alvo de investigação por suposta fraude societária

A Polícia Civil de São Paulo indiciou dois executivos do Goldman Sachs por suspeita de fraude e abuso na administração de sociedade por ações em investigação envolvendo a estrutura societária de fundos ligados à Oncoclínicas. A apuração busca esclarecer se informações sobre a participação da Centaurus Capital foram omitidas ou apresentadas de forma irregular para evitar uma oferta pública de aquisição de ações. O Goldman Sachs nega irregularidades, enquanto a CVM já havia concluído que a Centaurus não estava obrigada a realizar a OPA.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo