Fernando Haddad é condenado na Justiça Eleitoral por falsidade ideológica

Data:

acusações
Créditos: Vladimir Cetinski | iStock

O juiz da 1ª Zona Eleitoral condenou Fernando Haddad pelo crime de falsidade ideológica para fins eleitorais, com pena de 4 anos e 6 meses de reclusão no regime semiaberto. 

Conforme sentença, na campanha eleitoral de Haddad a Prefeitura de São Paulo houve 258 declarações falsas de despesas com gráfica na prestação de contas, referentes a notas fiscais de serviços prestados por empresas que não apresentaram condições suficientes para a impressão dos materiais. O juiz apontou insuficiência de funcionários e consumo incompatível de energia elétrica, insumos e papel para a realização das atividades. 

O STF, em março de 2019, decidiu que os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção conexos aos de caixa dois devem ser processados no âmbito da Justiça Eleitoral. A prestação de contas de Haddad, ao ser eleito, havia sido aprovada com ressalvas. 

A condenação veio após ação proposta pelo MPE em 2016, baseada em declarações de outras ação penal que investigava o uso de recursos da empreiteira UTC e que condenou João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT. Segundo a sentença da outra ação, Vaccari pediu R$ 2,6 milhões em favor de uma das gráficas envolvidas no caso.

Fernando Haddad é condenado na Justiça Eleitoral
Créditos: busra İspir | iStock

Fernando Haddad lamentou a condenação: “Levei quatro anos da minha vida para provar que o Ricardo Pessoa [ex-presidente da UTC] havia mentido na delação dele. O juiz afastou essa acusação. E o que ele fez? Me condenou por algo de que não fui acusado. […]. O juiz afastou a primeira acusação e me condenou por algo que não estava no processo: por ter declarado serviços na minha prestação de contas que não foram prestados. O inverso da denúncia original.”

O PT afirmou, em nota, que a condenação é injusta e arbitrária, e que a sentença, além de ser “odiosa perseguição política”, é “uma violência contra o estado democrático de direito e uma grave ofensa a própria Justiça”.

(Com informações do Uol)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Fachin anuncia projeto de lei para regulamentar remuneração de magistrados

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, anunciou que pretende concluir até o final de 2026 uma minuta de projeto de lei federal para regulamentar a remuneração dos magistrados. A proposta integra uma agenda mais ampla de defesa da integridade, transparência e controle dos gastos públicos. Fachin também apresentou ao CNJ medidas para prevenir conflitos de interesse na magistratura.

Gusttavo Lima é responsabilizado por transtornos causados por número em música

Gusttavo Lima foi condenado a pagar cerca de R$ 149 mil a um empresário que afirmou ter recebido milhares de mensagens e ligações após seu número de telefone ser mencionado na música “Bloqueado”. A Justiça entendeu que a divulgação da canção contribuiu para os transtornos sofridos pelo proprietário do número. A decisão ainda não transitou em julgado e o pagamento foi determinado provisoriamente.

Estudo aponta falhas estruturais no combate à violência contra a mulher no Brasil

Estudo da Rede Nacional de Controle Externo pela Proteção das Mulheres, com dados dos 27 tribunais de contas brasileiros, identificou falhas de orçamento, planejamento, equipes e integração entre órgãos responsáveis pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Auditorias apontaram estruturas incompletas, baixa execução orçamentária e ausência de planos formais em diversos municípios.

Executivos do Goldman Sachs são alvo de investigação por suposta fraude societária

A Polícia Civil de São Paulo indiciou dois executivos do Goldman Sachs por suspeita de fraude e abuso na administração de sociedade por ações em investigação envolvendo a estrutura societária de fundos ligados à Oncoclínicas. A apuração busca esclarecer se informações sobre a participação da Centaurus Capital foram omitidas ou apresentadas de forma irregular para evitar uma oferta pública de aquisição de ações. O Goldman Sachs nega irregularidades, enquanto a CVM já havia concluído que a Centaurus não estava obrigada a realizar a OPA.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo