Gabinetes de Zanin e Gilmar recebem conteúdo integral do celular de Vorcaro

Data:

Mensagem em aplicativo de celular serve como prova de rescisão de contrato de corretagem
Créditos: carballo / Shutterstock.com

Os gabinetes dos ministros Cristiano Zanin e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmaram que receberam nesta segunda-feira (14) o conteúdo integral do celular de Daniel Vorcaro, proprietário do extinto Banco Master. O compartilhamento ocorreu após determinação de Zanin para que a Polícia Federal encaminhasse uma cópia dos dados extraídos do aparelho.

O celular foi apreendido em novembro, durante a Operação Compliance Zero, e reúne mensagens que foram mencionadas pela Polícia Federal em relatório utilizado pelo ministro André Mendonça como fundamento para solicitar a abertura de investigação envolvendo o ministro Alexandre de Moraes.

Além de Zanin e Gilmar Mendes, Moraes também solicitou acesso ao material. Os pedidos ocorreram antes do julgamento marcado para esta terça-feira (15), quando o Plenário do STF deverá analisar o relatório da Polícia Federal que identificou 52 mensagens enviadas por Vorcaro a Moraes.

A discussão sobre o acesso aos dados começou depois que Zanin solicitou ao presidente do STF, ministro Edson Fachin, acesso irrestrito ao conteúdo do aparelho. Fachin pediu ao ministro André Mendonça que disponibilizasse o material, mas Mendonça informou que o celular não estava em seu gabinete, mas permanecia sob custódia da Polícia Federal.

Segundo informações apresentadas por Mendonça, seu gabinete dispõe de uma cópia de segurança dos dados extraídos do aparelho. O material consiste em um HD criptografado entregue pela Polícia Federal em março de 2026, mantido lacrado desde então.

Antes do compartilhamento integral, Mendonça havia manifestado preocupação com a abertura e a distribuição de todo o conteúdo extraído do celular. Segundo o ministro, a medida poderia tumultuar o julgamento e comprometer o andamento das investigações. Ele também afirmou que todos os ministros do STF tinham acesso ao mesmo conjunto de informações que seria utilizado por ele na sessão.

Zanin, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, contudo, defenderam a necessidade de acesso ao espelhamento completo do aparelho para que os integrantes da Corte pudessem analisar os fatos em seu contexto. A Procuradoria-Geral da República também se manifestou favoravelmente ao acesso integral dos ministros aos dados extraídos do telefone.

Diante da informação de que o aparelho e o conteúdo estavam sob custódia da Polícia Federal, Zanin determinou que o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, compartilhasse o material com seu gabinete no prazo de 24 horas. O encaminhamento foi realizado nesta segunda-feira, conforme confirmado pelos gabinetes dos ministros.

O Plenário do STF foi convocado por Edson Fachin para analisar, nesta terça-feira (15), o relatório elaborado pela Polícia Federal a pedido de André Mendonça. O documento aponta uma possível relação entre Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro e reúne mensagens encaminhadas pelo empresário ao ministro.

A análise do caso envolve a validade do relatório e a possibilidade de prosseguimento de uma investigação envolvendo um integrante da própria Corte. Alguns ministros questionaram a iniciativa de Mendonça de solicitar a apuração sem prévia autorização do Plenário.

O julgamento é considerado inédito no STF e provocou divergências internas sobre os limites da atuação individual de ministros e os procedimentos aplicáveis à investigação de integrantes da própria Corte. A expectativa em torno da sessão também aumentou as discussões nos bastidores sobre a posição de cada ministro em relação ao caso.

(Com informações do G1 por Márcio Falcão, Ana Flávia Castro, Isabela Camargo e Fábio Amato)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Anac altera regras sobre atrasos, cancelamentos e assistência a passageiros

A Resolução Anac nº 813/2026 altera regras sobre atrasos, cancelamentos, interrupções de voos e assistência aos passageiros. As mudanças reforçam os deveres de informação das companhias aéreas, regulamentam situações excepcionais e esclarecem que a prestação de assistência material não implica, por si só, reconhecimento de responsabilidade civil.

Tema 1.039 debate marco inicial da prescrição em seguros habitacionais

A Corte Especial do STJ analisa o Tema 1.039, que discute o termo inicial do prazo prescricional para ações indenizatórias contra seguradoras em contratos do Sistema Financeiro de Habitação. As posições apresentadas divergem entre a ciência do sinistro, a recusa da cobertura e, na ausência de data comprovada, o término da vigência contratual.

Disputa pela guarda termina em tragédia com morte de criança e da mãe nos EUA

Uma brasileira de 35 anos matou a filha de quatro anos e cometeu suicídio em Houston, nos Estados Unidos, após participar de uma audiência judicial sobre a guarda da criança. Segundo a polícia, a decisão teria sido desfavorável à mãe, que deveria entregar a filha ao pai norte-americano.

TSE destaca segurança e transparência após encerramento do primeiro turno das eleições

O presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, apresentou o balanço do primeiro turno das Eleições 2026 e destacou a segurança e a transparência do processo eleitoral. O tribunal registrou redução nas denúncias de desinformação, informou que a totalização dos votos não foi afetada por atraso pontual na divulgação dos resultados e apresentou dados sobre segurança, uso do e-Título e ocorrências eleitorais.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo