Homem condenado por receber seguro-desemprego e trabalhar com carteira assinada tem sentença mantida

Data:

trabalho - emprego
Créditos: Gabriel Ramos

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu manter a condenação de um homem a um ano e quatro meses de detenção em regime inicial aberto, por ter recebido seguro-desemprego enquanto mantinha vínculo empregatício, trabalhando com carteira assinada em uma empresa de transportes.

O caso (Processo 0004078-34.2016.4.01.3000) trata do recebimento de cinco parcelas do seguro-desemprego pelo acusado, mesmo estando empregado na empresa de seu tio. A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) alegou que essa conduta configuraria vantagem ilícita e prejuízo ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e à União. O valor total recebido indevidamente foi de R$ 4.770.65.

Seguro-Desemprego
Créditos: jptinoco / iStock

O relator do caso, juiz federal convocado Marcelo Elias Vieira, destacou que a autoria do delito ficou evidente com base nos depoimentos do réu, colhidos tanto durante a investigação policial quanto em seu interrogatório judicial. O acusado admitiu ter recebido valores de seguro-desemprego enquanto trabalhava para outra empresa.

Para o relator, “Os elementos produzidos ao longo da fase de inquérito e da instrução processual são suficientes para apontar a autoria delitiva”. O juiz afirmou que o réu tinha conhecimento de que a assinatura da carteira de trabalho cessaria o benefício do seguro-desemprego, conforme afirmou em depoimento policial.

TRF2 mantém condenação por estelionato em seguro-desemprego
Créditos: Billion Photos / Shutterstock.com

“Não é crível imaginar que o réu não soubesse o caráter ilícito da sua conduta, já que o apelante demonstrou que tinha firme conhecimento de que a assinatura da carteira de trabalho teria o condão de fazer cessar a percepção do benefício”, afirmou o relator.

O colegiado concordou com o voto do relator e decidiu manter a sentença que condenou o réu a um ano e quatro meses de prisão em regime inicial aberto.

Com informações do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...