Incêndio no Ninho do Urubu: Justiça absolve réus em tragédia no CT do Flamengo

Data:

Incêndio no Ninho do Urubu: Justiça absolve réus em tragédia no CT do Flamengo | Juristas
Créditos: Billion Photos/Shutterstock.com

A Justiça do Rio de Janeiro absolveu, em primeira instância, os sete réus envolvidos no incêndio ocorrido no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, em fevereiro de 2019, que resultou na morte de 10 jogadores da base do clube. A decisão cabe recurso.

O juiz Tiago Fernandes Barros, da 36ª Vara Criminal, considerou a ação improcedente. O processo corre desde janeiro de 2021.

Réus no processo

  • Márcio Garotti – Diretor financeiro do Flamengo entre 2017 e 2020
  • Marcelo Maia de Sá – Diretor adjunto de patrimônio do Flamengo
  • Danilo Duarte – Engenheiro responsável técnico da NHJ, empresa de contêineres
  • Fábio Hilário da Silva – Engenheiro responsável técnico da NHJ
  • Weslley Gimenes – Engenheiro responsável técnico da NHJ
  • Claudia Pereira Rodrigues – Responsável pela assinatura dos contratos da NHJ
  • Edson Colman – Sócio da Colman Refrigeração, empresa responsável pela manutenção dos aparelhos de ar-condicionado

Pedido de condenação pelo MPRJ
Em maio, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) havia solicitado a condenação de todos os acusados. O órgão ouviu mais de 40 testemunhas e sustentou que a investigação comprova a responsabilidade criminal dos denunciados, tanto na administração do CT quanto na responsabilidade sobre os contêineres destinados aos dormitórios e na manutenção dos aparelhos de ar-condicionado.

O MPRJ destacou que o episódio, considerado “a maior tragédia da história do Flamengo”, poderia e deveria ter sido evitado. A investigação demonstrou, com rigor técnico, que as condutas dos denunciados contribuíram para a ocorrência do incêndio, afastando a ideia de acidente inevitável ou fatalidade.

Exclusão de ex-presidente da lista de réus
O ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, foi retirado da lista de réus em fevereiro de 2025, após decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), a pedido do MPRJ. A medida se deu em razão do tempo decorrido no processo (quatro anos) e da idade do ex-mandatário, que tem mais de 70 anos, reduzindo o prazo para prescrição. Bandeira presidiu o clube entre 2013 e 2018.

Inicialmente, eram 11 denunciados no caso. O monitor Marcus Vinicius foi absolvido, e as denúncias contra o engenheiro Luiz Felipe e o ex-diretor da base, Carlos Noval, foram rejeitadas. O Ministério Público recorreu, mas a decisão foi mantida.

Vítimas do incêndio
O incêndio matou 10 atletas da base do clube, com idades entre 14 e 16 anos. Outros três jovens ficaram feridos e foram hospitalizados. O fogo atingiu o contêiner destinado aos dormitórios durante a madrugada, quando 26 meninos dormiam no local.

Vítimas fatais: Athila Paixão (14), Arthur Vinícius (14), Bernardo Pisetta (15), Christian Esmério (15), Gedson Santos (14), Jorge Eduardo (15), Pablo Henrique da Silva Matos (14), Rykelmo Viana (16), Samuel Thomas Rosa (15) e Vitor Isaias (15).

Acordos do Flamengo com famílias
O clube firmou 11 acordos com familiares das vítimas fatais. O último, em fevereiro deste ano, foi com a família de Christian Esmério. Em decisão anterior, o Flamengo foi condenado a pagar cerca de R$ 3 milhões aos pais e ao irmão do jogador, incluindo indenização e pensão. Outros acordos ocorreram entre 2019 e dezembro de 2021, com a última negociação envolvendo a mãe de Rykelmo Viana.

(Com informações do UOL)

 

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Fachin anuncia projeto de lei para regulamentar remuneração de magistrados

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, anunciou que pretende concluir até o final de 2026 uma minuta de projeto de lei federal para regulamentar a remuneração dos magistrados. A proposta integra uma agenda mais ampla de defesa da integridade, transparência e controle dos gastos públicos. Fachin também apresentou ao CNJ medidas para prevenir conflitos de interesse na magistratura.

Gusttavo Lima é responsabilizado por transtornos causados por número em música

Gusttavo Lima foi condenado a pagar cerca de R$ 149 mil a um empresário que afirmou ter recebido milhares de mensagens e ligações após seu número de telefone ser mencionado na música “Bloqueado”. A Justiça entendeu que a divulgação da canção contribuiu para os transtornos sofridos pelo proprietário do número. A decisão ainda não transitou em julgado e o pagamento foi determinado provisoriamente.

Estudo aponta falhas estruturais no combate à violência contra a mulher no Brasil

Estudo da Rede Nacional de Controle Externo pela Proteção das Mulheres, com dados dos 27 tribunais de contas brasileiros, identificou falhas de orçamento, planejamento, equipes e integração entre órgãos responsáveis pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Auditorias apontaram estruturas incompletas, baixa execução orçamentária e ausência de planos formais em diversos municípios.

Executivos do Goldman Sachs são alvo de investigação por suposta fraude societária

A Polícia Civil de São Paulo indiciou dois executivos do Goldman Sachs por suspeita de fraude e abuso na administração de sociedade por ações em investigação envolvendo a estrutura societária de fundos ligados à Oncoclínicas. A apuração busca esclarecer se informações sobre a participação da Centaurus Capital foram omitidas ou apresentadas de forma irregular para evitar uma oferta pública de aquisição de ações. O Goldman Sachs nega irregularidades, enquanto a CVM já havia concluído que a Centaurus não estava obrigada a realizar a OPA.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo