Influenciadoras são condenadas a 12 anos de reclusão por injúria racial contra crianças

Data:

Influenciadoras são condenadas a 12 anos de reclusão por injúria racial contra crianças | JuristasAs influenciadoras digitais Nancy Gonçalves Cunha Ferreira e Kérollen Cunha Ferreira foram condenadas à pena de 12 (doze) anos de reclusão, cada uma, pela prática do crime de injúria racial, previsto no artigo 140, §3º, do Código Penal. Além da pena privativa de liberdade, ambas foram condenadas ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para cada uma das vítimas.

Em nota oficial, a defesa técnica das rés informou que irá interpor recurso contra a decisão. Até o julgamento definitivo da apelação, as rés responderão ao processo em liberdade.

Contexto fático

Consta dos autos que as rés, que possuem relevante audiência nas redes sociais (à época, somando cerca de 14 milhões de seguidores), praticaram os atos ilícitos em São Gonçalo (RJ), ocasião em que presentearam crianças negras com uma banana e um macaco de pelúcia, registrando as reações das vítimas em vídeo e divulgando o material em suas plataformas digitais.

A MM. Juíza de Direito Simone de Faria Ferraz, ao proferir a sentença condenatória, destacou que a conduta das acusadas se enquadra na modalidade de “racismo recreativo”, agravada pelo fato de os crimes terem sido praticados contra crianças e de forma conjunta. Em trecho da sentença, a magistrada consignou:

“Ao fazer jocoso o anseio de crianças entregando-lhes banana ou macaquinho de pelúcia, animalizando-as para além do humano, riram de suas opções cegas, em verdade sem escolha.”

Consequências às vítimas

A decisão também relata os danos psicológicos causados às vítimas em razão da conduta das rés. Um dos menores, de 10 anos de idade, passou a necessitar de acompanhamento psicológico contínuo, mudou de instituição de ensino e, segundo relato materno, “nunca mais foi o mesmo”. A outra vítima, uma menina de 9 anos, igualmente iniciou tratamento psicológico e passou a se isolar socialmente, evitando o convívio com amigos e preferindo brincar sozinha. Ambos foram ainda alvo de ofensas e ataques após a exposição criminosa nas redes sociais.

(Com informações do site UOL)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo