Judiciário brasileiro registra produtividade recorde em 2025 e reduz estoque de processos

Data:

processos administrativos em Universidade
Créditos: Ivan-balvan | iStock

O Poder Judiciário brasileiro alcançou um marco histórico em 2025 ao registrar o maior volume de processos julgados desde o início da série estatística do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com o relatório Justiça em Números 2026, divulgado pelo órgão, foram julgados 44,7 milhões de processos ao longo do ano, resultado que contribuiu para reduzir o estoque de ações pendentes para 75,5 milhões de casos — menor patamar registrado nos últimos nove anos.

Os dados foram apresentados pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luiz Edson Fachin, que destacou o desempenho da magistratura brasileira. Segundo ele, os números revelam uma produtividade “notável e digna de reconhecimento”, fruto do esforço conjunto de magistrados e servidores.

O levantamento considera sentenças, decisões terminativas proferidas em segundo grau e nos tribunais superiores, além dos acórdãos, consolidando o maior número de julgamentos já registrado pelo relatório anual do CNJ.

Redução do acervo

Ao final de 2025, o Judiciário contabilizava 75,5 milhões de processos pendentes de solução, uma redução de 3,4 milhões em comparação ao ano anterior. Desse total, 16,4 milhões estavam suspensos, sobrestados ou em arquivo provisório, enquanto cerca de 59 milhões permaneciam em tramitação efetiva.

Entre os principais fatores para a diminuição do estoque processual está a política adotada pelo CNJ e posteriormente referendada pelo Supremo Tribunal Federal para extinguir execuções fiscais de baixo potencial de recuperação. Somente em 2025, aproximadamente 4,4 milhões dessas ações foram encerradas.

Mais magistrados e servidores

O aumento da produtividade também ocorreu em um cenário de ampliação da estrutura do Judiciário.

O número de magistrados passou de 18.748, em 2024, para 19.094 em 2025. Já o quadro de servidores cresceu de 278.826 para 281.252 profissionais, fortalecendo a capacidade operacional dos tribunais.

Entrada de novos processos também bate recorde

Apesar da redução do acervo, o relatório revela um dado preocupante: o ingresso de novos processos também atingiu o maior nível da série histórica.

Ao longo de 2025, foram distribuídos 40,9 milhões de novos casos às varas e tribunais brasileiros, representando um acréscimo de cerca de 1,5 milhão de processos em relação ao ano anterior.

Esse total inclui ações de execução, cumprimento de sentença e recursos dirigidos aos tribunais de segunda instância e às cortes superiores.

Considerando apenas as ações originárias — aquelas ajuizadas pela primeira vez — o número chegou a 24,7 milhões, registrando uma pequena redução de 1,3% em comparação com 2024.

Justiça Federal lidera crescimento da demanda

O ramo do Judiciário que apresentou maior crescimento na distribuição de novos processos foi a Justiça Federal, com aumento de 19,8%.

Segundo o CNJ, o avanço foi impulsionado principalmente pelo ingresso de aproximadamente 700 mil novas ações previdenciárias e assistenciais, além da elevação de 90,9% nas execuções fiscais, que somaram cerca de 178 mil novos processos.

Na Justiça Eleitoral, por outro lado, houve redução de aproximadamente 90% no número de novos casos, reflexo da ausência de eleições em 2025.

Desafios permanecem

Ao comentar os resultados, o ministro Luiz Edson Fachin afirmou que, embora os indicadores demonstrem avanços relevantes na eficiência do Judiciário, ainda persistem desafios estruturais importantes.

Entre eles estão o crescimento contínuo da litigiosidade, o elevado número de processos suspensos, gargalos na fase de execução das decisões judiciais e a necessidade de ampliar a diversidade racial e de gênero na magistratura brasileira.

Segundo o presidente do CNJ, enfrentar esses obstáculos será fundamental para garantir maior eficiência, celeridade e acesso à Justiça nos próximos anos.

Clique aqui para ler o relatório.

(Com informações do ConJur por Danilo Vital)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

New Balance processa Decathlon nos EUA por suposta violação de marca em logotipo da Kiprun

A New Balance processou a Decathlon nos Estados Unidos, alegando que o logotipo utilizado pela marca esportiva Kiprun apresenta semelhança com seu tradicional símbolo em formato de “N”. A fabricante pede a retirada dos produtos do mercado, a destruição dos itens com o símbolo e indenização. A Decathlon contesta a acusação e afirma que o desenho representa a letra “K”. O processo tramita no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Massachusetts.

IA amplia preocupação com empregos e já afeta a entrada de jovens no mercado de trabalho

Pesquisas recentes indicam que a inteligência artificial já produz efeitos perceptíveis sobre o mercado de trabalho, especialmente nas oportunidades destinadas a profissionais jovens em ocupações mais expostas à automação. Estudos também apontam crescimento do uso de IA generativa nas empresas, inclusive sem conhecimento dos empregadores, levantando questões relacionadas à governança, segurança da informação, proteção de dados e relações trabalhistas. Os pesquisadores ressaltam, contudo, que os dados disponíveis ainda não comprovam uma substituição generalizada de trabalhadores pela tecnologia.

Nelson Wilians transferiu R$ 6,6 milhões para empresa de herdeiro da Casas Bahia, aponta Coaf

Relatório do Coaf que embasou a Operação Distrato registra 15 transferências realizadas por Nelson Wilians, entre setembro de 2024 e setembro de 2025, totalizando R$ 6,6 milhões destinados à Icon Properties, empresa ligada a Michael Klein. A movimentação é mencionada no contexto de investigação do Ministério Público de São Paulo sobre supostas fraudes envolvendo créditos de ICMS. Wilians afirma que as operações são lícitas e não têm relação com os fatos investigados. Michael Klein não se manifestou, enquanto a Casas Bahia informou ter criado um comitê independente para apurar o caso.

Candidata recorre à Justiça após desclassificação de concurso por uso de medicamento hormonal

Candidata ao concurso da Polícia Penal de Minas Gerais foi considerada inapta na avaliação médica após apresentar documentação indicando histórico de câncer de mama e uso contínuo de tamoxifeno. Ela afirma que exames recentes não apontam atividade da doença e questiona judicialmente a desclassificação, invocando o entendimento do STF no Tema 1.015. Os pedidos de liminar e o recurso apresentado pela candidata foram negados, enquanto o processo principal continua em tramitação.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo