O frete foi reajustado em 3% na média ponderada. Essa é a nova tabela de preços mínimos do frete, divulgada pela ANTT após aprovação da diretoria colegiada. Os reajustes variam de 1,66% a 6,24%, conforme o tipo de carga e a distância percorrida.
A medida é uma resposta ao reajuste de 13% do valor do diesel nas refinarias e obedece à Lei 13.703/2018, que estabelece que deve haver nova tabela sempre a oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional superar 10% para mais ou para menos.
A agência ainda divulgou uma calculadora de preços mínimos de frete, ferramenta para auxiliar os transportadores a simularem seus custos específicos básicos conforme sua realidade. Porém, a calculadora não calcula o valor final do frete mínimo, já que não inclui impostos, diárias do transportador, taxa de lucro, e outros.
Em suma, os diretores aprovaram um recálculo da tabela de fretes partindo da mesma combinação de valores usada anteriormente, fórmula que permanecerá até janeiro do ano que vem, quando a ANTT apresentará uma nova. (Com informações do Jota.Info.)