Partido Novo questiona execução orçamentária de emendas de comissão no STF

Data:

TRF3 mantém condenação do Banco Schahin por crime contra o Sistema Financeiro Nacional
Créditos: Billion Photos / Shutterstock.com

O Partido Novo apresentou uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 1094) no Supremo Tribunal Federal (STF), questionando a execução orçamentária das emendas de comissão, conhecidas como "emendas RP 8", propostas pelo Congresso Nacional. O pedido de liminar foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes.

O Novo alega que as emendas de comissão, que antes seguiam um padrão estável em relação a valores e distribuição entre diversas comissões da Câmara e do Senado, passaram por uma alteração significativa após o reconhecimento da inconstitucionalidade do orçamento secreto pelo STF em 2022. Em 2023, os recursos dessas emendas passaram a ser concentrados de maneira desproporcional na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal.

Processo Administrativo para concessão de Aposentadoria
Créditos: Filmfoto | iStock

Além disso, o partido aponta problemas na execução orçamentária das emendas, incluindo a falta de critérios objetivos para o uso dos recursos e as políticas públicas a serem contempladas. Também destaca a ausência de parâmetros populacionais ou sociais na escolha dos estados e municípios beneficiários, violando princípios como equidade e regionalização.

Na visão do partido, as emendas de comissão, na prática, perpetuam a prática do "orçamento secreto". Diante disso, solicita a concessão de uma liminar para suspender o pagamento das emendas apresentadas pela Comissão de Turismo e Desenvolvimento Regional do Senado, além de requerer ampla publicidade para essas emendas referentes ao orçamento de 2023.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.