Sequestrador tem pena mantida pelo crime cometido contra gerente da Caixa

Data:

Vlaumir Carlos Scarpini, condenado a 25 anos, 1 mês e 25 dias pelo crime de extorsão mediante sequestro de um gerente da CEF de Londrina e de sua esposa em 2013, teve seus embargos não conhecidos pela 8ª Turma do TRF-4.

crime de extorsão
Créditos: ktsimage / Envato Elements

Sua condenação, que aconteceu em setembro de 2017, foi confirmada unanimemente pelo tribunal. O recurso tentava diminuir a pena e reconhecer somente o crime de roubo.

Em seu voto, o relator afirmou que os crimes foram praticados no mesmo contexto fático, mas executados em ações distintas, com as vítimas em planos diferenciados. Para ele, “o delito de extorsão mediante sequestro constitui crime hediondo e resta consumado quando a liberdade da vítima é cerceada, ainda que o agente não alcance a vantagem almejada”.

Frisou, ainda, que os embargos de declaração não são adequados para a revolta da parte contra a decisão penal, destinando-se apenas a esclarecimentos relativos à decisão.

O crime

sequestro
Crédito: G-stockstudio | Istock

Em novembro de 2013, o homem, acompanhado por outros dois, invadiram a casa do casal, mantiverem o gerente na residência e levaram sua mulher para um cativeiro. Eles tentaram obter dinheiro mediante ameaças de morte e violência física. Após alguns amigos do casal notarem movimentação estranha na casa, a polícia foi chamada e conseguiu prender Vlaumir, mas os outros dois fugiram. (Com informações do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.)

Processo: 5001157-28.2016.4.04.7011/TRF

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Câmeras com IA identificam comportamentos suspeitos e reacendem debate sobre vigilância

Câmeras de monitoramento, tradicionalmente utilizadas para registrar ocorrências e...

Inteligência artificial amplia ataques cibernéticos e coloca empresas brasileiras na mira de grupos criminosos

O avanço da inteligência artificial generativa tem contribuído para o aumento e a sofisticação de ataques cibernéticos realizados por grupos criminosos. No Brasil, empresas e instituições passaram a figurar entre os alvos de operações de ransomware e roubo de dados. Além dos prejuízos financeiros, os ataques podem gerar responsabilidades relacionadas à proteção de dados pessoais e exigir comunicação à ANPD e aos titulares afetados.

Nova lei aumenta penas para crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes na internet

A Lei 15.487/2026 endureceu as penas para crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes, inclusive aqueles praticados pela internet ou com o uso de inteligência artificial. A norma elevou diversas penas, incluiu os crimes no rol dos hediondos, criou mecanismos de investigação digital, como as chamadas “rondas virtuais”, e ampliou a proteção psicológica e psicossocial às vítimas. A legislação também prevê aumento de pena quando houver uso de IA, deepfakes, redes sociais, aplicativos de mensagens ou jogos online para facilitar a prática criminosa.

Alemanha planeja reformar “minijobs” e ampliar contribuição previdenciária

A Alemanha avalia reformar o sistema de “minijobs”, modalidade de trabalho de curta jornada que atende cerca de 7 milhões de pessoas. Entre as propostas estão o fim da possibilidade de renunciar às contribuições previdenciárias e o aumento dos encargos pagos pelas empresas. Sindicatos defendem a mudança por considerarem o modelo precário, enquanto empregadores argumentam que os minijobs garantem flexibilidade ao mercado de trabalho. Estudantes e trabalhadores que dependem dessa modalidade temem redução da renda. O governo alemão ainda deverá definir os detalhes da reforma.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo