STJ afeta recursos repetitivos sobre inadmissibilidade de recurso especial contra decisão monocrática

Data:

Inadmitidos 200 recursos extraordinários sobre compensação de débitos tributários com precatórios
Créditos: r.classen / Shutterstock.com

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu afetar os Recursos Especiais 2.234.706 e 2.234.699 para julgamento sob o rito dos repetitivos. Os processos, de relatoria do ministro Sebastião Reis Júnior, deram origem ao Tema 1.423 na base de dados da corte.

A controvérsia jurídica discutida envolve a inadmissibilidade de recurso especial interposto contra decisão monocrática proferida por relator em segunda instância. Com a afetação, o tribunal deverá consolidar entendimento sobre a necessidade de esgotamento das instâncias ordinárias antes da apresentação do recurso especial ao STJ.

Ao defender a afetação do tema, Sebastião Reis Júnior afirmou que é possível formar precedente vinculante mesmo quando a discussão se limita à admissibilidade do recurso, sem análise do mérito da causa. Segundo o ministro, a matéria já apresenta maturidade suficiente para a fixação de tese jurídica com segurança e estabilidade.

A Corte Especial também decidiu não suspender os processos semelhantes em tramitação no país. Para o colegiado, já existe entendimento consolidado sobre o assunto, e a paralisação das ações poderia prejudicar os princípios da celeridade e da razoável duração do processo.

De acordo com o relator, a tendência é que o STJ reafirme a aplicação, por analogia, da Súmula 281 do Supremo Tribunal Federal (STF). O entendimento estabelece que o recurso extraordinário é inadmissível quando ainda houver possibilidade de recurso ordinário na instância de origem, exigindo o esgotamento prévio das vias recursais.

Mesmo com a orientação já sedimentada, o ministro destacou que o STJ continua recebendo grande volume de recursos sobre a matéria. Dados da Comissão Gestora de Precedentes, Jurisprudência e Ações Coletivas (Cogepac) apontam a existência de ao menos 27 mil decisões monocráticas e 788 acórdãos relacionados ao tema dentro da corte.

O julgamento sob o rito dos repetitivos está previsto nos artigos 1.036 e seguintes do Código de Processo Civil e busca uniformizar o entendimento jurídico em demandas repetitivas nos tribunais brasileiros. A sistemática permite maior economia processual, redução do número de recursos e fortalecimento da segurança jurídica.

Leia o acórdão de afetação do REsp 2.234.706.

Processo: REsp 2234706REsp 2234699

(Com informações do STJ)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Bruno Dantas formaliza renúncia ao cargo de ministro do TCU e abre caminho para indicação de Rodrigo Pacheco

O ministro Bruno Dantas formalizou sua renúncia ao cargo no Tribunal de Contas da União (TCU), com saída prevista para 9 de setembro. A vaga, destinada à indicação do Senado Federal, deverá ser disputada politicamente e o nome de Rodrigo Pacheco ganhou força para assumir o posto. A mudança ocorre em meio à reaproximação entre o presidente Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e às articulações do Congresso antes das eleições de 2026.

Governo cria regras para combater cambismo digital e ampliar proteção de consumidores em eventos

O governo federal regulamentou a venda, a revenda e a transferência de ingressos pela internet com medidas destinadas a combater o cambismo digital, ampliar a transparência e proteger direitos dos consumidores. A regulamentação estabelece regras para filas, meia-entrada, taxas, revenda, transferência e reembolso. Outro decreto determina a disponibilização gratuita de água potável em eventos culturais, com regras específicas para eventos com mais de mil pessoas.

Tribunal do Júri condena corintiano por matar esposa palmeirense após discussão

O Tribunal do Júri condenou o empresário Leonardo Souza Ceschini a 13 anos e 24 dias de prisão, em regime fechado, pela morte da esposa, Érica Fernandes Alves Ceschini, ocorrida em 2021. A vítima foi atingida por oito golpes de faca após uma discussão relacionada à rivalidade entre Corinthians e Palmeiras. Os jurados reconheceram o feminicídio, o emprego de meio cruel e o aumento de pena pelo fato de o crime ter ocorrido na presença dos filhos do casal. A defesa informou que pretende recorrer da decisão.

Júri condena homem acusado de orquestrar assassinato do rapper Tupac Shakur

Resumo: Duane “Keffe D” Davis, de 63 anos, foi considerado culpado por um júri de Las Vegas por participação no assassinato do rapper Tupac Shakur, ocorrido em 1996. A acusação sustentou que Davis organizou a ação e estava no veículo de onde partiram os disparos, enquanto a defesa questionou a existência de provas independentes. Davis poderá ser condenado à prisão perpétua, e o caso ainda poderá ser objeto de recursos

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo