STJ: possível inclusão do sobrenome de padrinho em registro de nascimento

Data:

certidão de nascimentoNa última decisão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi determinado que é viável realizar a alteração do registro de nascimento para incluir o sobrenome do padrinho ao nome, formando, assim, um primeiro nome composto. O colegiado considerou que a legislação permite a modificação do prenome sem exigência de motivação específica, o que inclui a inclusão de determinada partícula para formar um nome duplo ou composto.

O recurso especial de um homem foi acolhido pela turma, após ele ter ajuizado uma ação buscando retificar sua certidão de nascimento para incluir o sobrenome do padrinho em seu prenome. O pedido havia sido inicialmente negado em primeira instância e também pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

O relator do caso, ministro Marco Aurélio Bellizze, destacou que o nome é um direito fundamental estabelecido no Código Civil e que a legislação permite a alteração do prenome, sem a necessidade de justificativa, desde que respeitados os requisitos legais. Ele observou que a Lei de Registros Públicos foi alterada para permitir que a pessoa registrada, após atingir a maioridade civil, possa solicitar a mudança do prenome sem restrição temporal.

No caso em questão, a ação foi proposta dentro do prazo estabelecido pela legislação à época, entre os 18 e 19 anos. O ministro ressaltou que a solicitação não apresenta riscos à segurança jurídica ou a terceiros, e foi fornecida uma declaração do padrinho concordando com a inclusão do sobrenome.

Assim, a decisão da Terceira Turma do STJ reconheceu a possibilidade de incluir o sobrenome do padrinho no prenome do indivíduo, formando um nome composto, respeitando os requisitos legais e sem prejuízos à segurança jurídica.

Com informações do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Notícias, modelos de petição e de documentos, artigos, colunas, entrevistas e muito mais: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp.

Basta clicar aqui: https://bit.ly/zapjuristas

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.