O projeto “Celular Seguro”, uma parceria entre governo, operadoras e bancos, visa reduzir danos em casos de roubo ou furto de telefones. A iniciativa permite o bloqueio do aparelho em poucos minutos, mas e quando o celular é recuperado? Como proceder para desbloquear a linha telefônica e os serviços bancários?
Ao registrar a ocorrência no Celular Seguro, acessível via aplicativo e pela web, os dados são enviados imediatamente para operadoras e bancos parceiros. A linha e o acesso à conta vinculada ao celular são bloqueados rapidamente, contudo, esse procedimento só é eficaz para usuários cadastrados na plataforma.
O cadastro no Celular Seguro requer o registro do telefone, incluindo marca, modelo, número de série e o IMEI (identificação única de cada aparelho). Adicionalmente, é possível cadastrar uma pessoa de confiança autorizada a solicitar o bloqueio em caso de perda ou roubo.
Embora aplicativos populares, como Uber e iFood, tenham assinado uma carta de intenção para integrar-se ao Celular Seguro, essa integração ainda não foi efetivada.
Procedimentos para Desbloqueio:
Operadora de Telefonia
O usuário que recupera o aparelho deve entrar em contato com a operadora. O procedimento exige a presença do cliente em uma loja da operadora, munido de documento com foto para realizar o desbloqueio.
Bancos
Os procedimentos de desbloqueio variam de acordo com o banco, conforme informa a Febraban:
- Itaú – O desbloqueio pode ser realizado pelo aplicativo do banco. O cliente poderá desbloquear a senha e habilitar novamente o itoken, por meio de autenticação via biometria facial.
- Bradesco – Para restabelecer o acesso, o cliente deve cadastrar o dispositivo de segurança e a senha de quatro dígitos, podendo fazê-lo em equipamentos de autoatendimento do banco ou da rede 24 horas, utilizando a biometria da palma da mão ou em uma agência Bradesco.
- Banco do Brasil – O desbloqueio da conta pode ser feito em uma agência do BB ou nas salas de autoatendimento do banco. Para clientes do BB Code, o processo é realizado via internet banking.
- Santander – O cliente que recupera o aparelho deve contatar o banco por meio de seus canais de atendimento e formalizar a solicitação.
Com informações do UOL.
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