Tim é condenada por telemarketing abusivo

Data:

Empresa de telefonia TIM Celular deverá ressarcir, em dobro, cobrança de serviço não contratado
Créditos: Red Fish Images / Shutterstock, Inc.

A Tim/SA foi condenada pela 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal a indenizar uma consumidora por práticas abusivas de telemarketing. A decisão determinou o pagamento de R$ 3 mil por danos morais.

A autora do processo alegou que, desde julho de 2023, recebeu aproximadamente 80 ligações diárias da operadora, em diversos horários, oferecendo pacotes de serviços. Ela relatou que as chamadas também ocorreram durante a noite e nos finais de semana, e que suas reclamações não foram atendidas pela empresa.

Em sua defesa, a operadora argumentou que as chamadas foram originadas por outras empresas não afiliadas à ré, que se passavam pela operadora para oferecer serviços. Alegou também a falta de provas mínimas e de dano moral, além de considerar o valor da indenização excessivo.

No entanto, o colegiado destacou que os elementos do processo confirmaram as alegações da consumidora sobre as chamadas excessivas. Para a Turma, a prática de realizar múltiplas ligações diárias de oferta de produtos e serviços configura abuso por parte do fornecedor.

Portanto, concluíram que a insistência nas chamadas e a falta de resposta às reclamações da consumidora foram suficientes para causar danos morais, justificando a indenização.

Com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...