TJSC adere a acordo nacional para ampliar medida protetiva eletrônica para mulheres

Data:

sinal de pare feito por mulher
Créditos: iweta0077 | iStock

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça (Consepre) firmaram, nesta segunda-feira (24), um acordo de cooperação técnica para expandir, em âmbito nacional, o uso da Medida Protetiva de Urgência Eletrônica (MPUe). A iniciativa tem como objetivo oferecer às mulheres em situação de violência doméstica e familiar um mecanismo digital ágil e seguro para requerer proteção, conforme previsto na Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006).

A cerimônia contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Edson Fachin; da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, que representou o presidente do Consepre, desembargador Raduan Miguel Filho; e do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto.

Segundo o ministro Edson Fachin, a ampliação da MPUe representa um marco para o sistema de justiça. “Em um país de dimensões continentais, uma mulher em situação de risco não pode depender de deslocamentos extensos para pedir proteção. A medida protetiva eletrônica é um avanço tecnológico e humano, ao garantir acesso imediato e seguro ao amparo estatal”, afirmou. Ele ainda destacou o trabalho desempenhado pelo desembargador Francisco Oliveira Neto à frente do Consepre, presidido por ele até outubro de 2025.

Com o acordo, CNJ e Consepre irão atuar conjuntamente para assegurar que todos os tribunais estaduais e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal disponibilizem o serviço em seus portais oficiais, acessível por meio de celular, computador ou qualquer dispositivo conectado à internet.

A presidente do TJBA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, enfatizou o caráter simbólico da assinatura, realizada na véspera do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. “A medida representa uma resposta concreta do Judiciário às dores relatadas diariamente pelas vítimas e reafirma a urgência no enfrentamento desse grave problema”, destacou.

Segurança e atendimento qualificado

A plataforma deverá garantir identificação segura da solicitante, confidencialidade dos dados e observância de protocolos de privacidade. As solicitações devem vir acompanhadas do Formulário Nacional de Avaliação de Risco, previsto na Resolução Conjunta CNJ/CNMP n. 5/2020.

Pelo acordo, caberá ao CNJ desenvolver estratégias conjuntas, compartilhar dados não sigilosos e monitorar os resultados obtidos. Ao Consepre competirá fomentar parcerias entre os tribunais, disseminar fluxos e ferramentas já consolidados, promover intercâmbio de boas práticas e apoiar a integração administrativa e judicial necessária à ampliação da MPUe.

(Com informações do TJSC)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Fachin anuncia projeto de lei para regulamentar remuneração de magistrados

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, anunciou que pretende concluir até o final de 2026 uma minuta de projeto de lei federal para regulamentar a remuneração dos magistrados. A proposta integra uma agenda mais ampla de defesa da integridade, transparência e controle dos gastos públicos. Fachin também apresentou ao CNJ medidas para prevenir conflitos de interesse na magistratura.

Gusttavo Lima é responsabilizado por transtornos causados por número em música

Gusttavo Lima foi condenado a pagar cerca de R$ 149 mil a um empresário que afirmou ter recebido milhares de mensagens e ligações após seu número de telefone ser mencionado na música “Bloqueado”. A Justiça entendeu que a divulgação da canção contribuiu para os transtornos sofridos pelo proprietário do número. A decisão ainda não transitou em julgado e o pagamento foi determinado provisoriamente.

Estudo aponta falhas estruturais no combate à violência contra a mulher no Brasil

Estudo da Rede Nacional de Controle Externo pela Proteção das Mulheres, com dados dos 27 tribunais de contas brasileiros, identificou falhas de orçamento, planejamento, equipes e integração entre órgãos responsáveis pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Auditorias apontaram estruturas incompletas, baixa execução orçamentária e ausência de planos formais em diversos municípios.

Executivos do Goldman Sachs são alvo de investigação por suposta fraude societária

A Polícia Civil de São Paulo indiciou dois executivos do Goldman Sachs por suspeita de fraude e abuso na administração de sociedade por ações em investigação envolvendo a estrutura societária de fundos ligados à Oncoclínicas. A apuração busca esclarecer se informações sobre a participação da Centaurus Capital foram omitidas ou apresentadas de forma irregular para evitar uma oferta pública de aquisição de ações. O Goldman Sachs nega irregularidades, enquanto a CVM já havia concluído que a Centaurus não estava obrigada a realizar a OPA.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo