TRT-1 mantém indenização por doença ocupacional e voto chama atenção por uso de IA

Data:

Jurisprudências sobre Atestado Médico Falso
Créditos: grapestock / iStock

A 6ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região manteve decisão que reconheceu doença ocupacional e garantiu indenização a um trabalhador, em julgamento que também ganhou destaque pelo registro de uso de inteligência artificial na elaboração do voto.

O acórdão, relatado pelo juiz convocado Maurício Madeu, preservou trecho que indica a utilização de ferramenta de IA na construção da fundamentação. No texto, foi identificada uma passagem com linguagem típica de instrução automatizada, sugerindo que o conteúdo teria sido gerado a partir de um padrão previamente solicitado.

O caso trata de ação trabalhista ajuizada por um coletor de lixo, que alegou ter desenvolvido doença no ombro direito em decorrência das atividades desempenhadas. A empresa contestou o nexo causal e apontou suposto cerceamento de defesa pelo indeferimento de prova testemunhal.

Na primeira instância, foi reconhecida a existência de nexo concausal entre a atividade laboral e a enfermidade, com condenação ao pagamento de R$ 40 mil por danos morais. O pedido de pensão vitalícia, no entanto, foi negado sob o entendimento de que não houve incapacidade total para o trabalho.

Ao analisar o recurso, o colegiado manteve a indenização por danos morais e afastou a alegação de cerceamento de defesa. Além disso, reformou parcialmente a sentença para fixar pensão mensal equivalente a 6,25% da última remuneração do trabalhador, considerando a limitação funcional permanente.

Apesar do mérito da decisão, o destaque ficou para a menção explícita ao uso de inteligência artificial no voto, o que levanta discussões sobre a utilização dessas ferramentas no âmbito do Judiciário e seus limites na elaboração de decisões judiciais.

Processo: 0101045-58.2023.5.01.0561.

Leia a íntegra do acórdão.

(Com informações do Migalhas)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Marcello Perino: caso Apex Partners reforça papel técnico do Judiciário antes da recuperação judicial

O caso Apex Partners reforça o papel preventivo do Judiciário em crises empresariais. Segundo Marcello Perino, a tutela cautelar permite preservar ativos e apurar a situação financeira antes de uma eventual recuperação judicial, mas deve ser temporária, técnica e transparente.

WhatsApp deixará de funcionar em celulares com versões antigas de Android e terá novo requisito no iPhone

O WhatsApp deixará de oferecer suporte a aparelhos com Android 5.0 e 5.1 a partir de 8 de setembro de 2026. Nos iPhones, o requisito mínimo passará de iOS 15.1 para iOS 15.5 em 30 de novembro. Usuários devem verificar a versão do sistema, atualizar o aparelho quando possível e fazer backup das conversas antes da mudança.

Gemini alcança 1 bilhão de usuários mensais e consolida expansão da inteligência artificial

O Gemini, ferramenta de inteligência artificial do Google, ultrapassou 1 bilhão de usuários ativos mensais, segundo o CEO da empresa, Sundar Pichai. O serviço se tornou o 14º produto do Google a atingir essa marca e, de acordo com o executivo, é o produto de crescimento mais rápido da história da companhia. A expansão da IA também intensifica debates jurídicos sobre dados, direitos autorais, responsabilidade e regulação tecnológica.

PF investiga suposto esquema de lavagem de dinheiro e mira advogado

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do advogado Nelson Wilians, em São Paulo, durante a Operação Arena, que investiga suposta lavagem de dinheiro e ocultação de recursos relacionados a jogos de azar e apostas esportivas. A ação também determinou o bloqueio e sequestro de até R$ 1,1 bilhão em bens e valores e ocorre após Wilians ter sido alvo de outra investigação sobre suposta fraude envolvendo créditos de ICMS.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo