TRT-2 mantém condenação de condomínio por assédio moral e bullying contra trabalhador

Data:

Município é condenado por assédio moral após transferir trabalhadora que discutiu com prefeito
Créditos: r.classen / Shutterstock.com

A 16ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) manteve a condenação de um condomínio ao pagamento de indenização por danos morais a um auxiliar de manutenção vítima de assédio moral e bullying no ambiente de trabalho. O colegiado confirmou a sentença de primeiro grau, que reconheceu a prática reiterada de humilhações por parte de um superior hierárquico e fixou a reparação em R$ 16 mil.

Segundo os autos, o trabalhador era constantemente alvo de apelidos pejorativos utilizados pelo líder da equipe. Testemunhas ouvidas no processo relataram que os constrangimentos ocorriam de forma frequente, inclusive na presença de outros empregados, especialmente durante os intervalos para almoço. Também foram relatadas piadas ofensivas relacionadas ao estado de saúde do funcionário.

A perícia médica realizada no processo concluiu que o empregado desenvolveu episódio depressivo grave com sintomas psicóticos e apontou o ambiente laboral como fator relevante para o surgimento e agravamento do quadro clínico. O laudo identificou a existência de concausa entre as condições de trabalho e a doença apresentada pelo trabalhador.

Ao analisar o caso, os desembargadores destacaram que é dever do empregador garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, adotando medidas para prevenir e reprimir práticas abusivas cometidas por seus representantes, conforme determina a legislação trabalhista.

Relator do processo, o desembargador Orlando Apuene Bertão observou que a conduta praticada se enquadra nos conceitos de intimidação sistemática previstos na Lei nº 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Segundo o magistrado, o fenômeno não se limita ao ambiente escolar, podendo ocorrer também nas relações de trabalho, onde é capaz de causar sérios danos à saúde mental dos empregados.

Para o colegiado, as provas produzidas demonstraram a ocorrência de tratamento vexatório contínuo e a responsabilidade do condomínio pelos danos sofridos pelo trabalhador, justificando a manutenção da condenação.

Cabe recurso.

(Processo nº 1001020-51.2025.5.02.0422)

(Com informações do Juri News)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Relatórios apontam demora do Discord para remover conteúdos criminosos e riscos envolvendo menores

: Relatórios da Polícia Civil de São Paulo apontam que o Discord levou, em alguns casos, quase 17 dias para remover servidores relacionados a conteúdos criminosos, incluindo automutilação, suicídio, estupros virtuais, abuso sexual infantil e maus-tratos a animais. Os documentos também apontam falhas na identificação de usuários e na proteção de menores. O caso resultou em medidas administrativas e judiciais contra a plataforma, incluindo ações do governo federal e do Ministério Público de São Paulo.

Novo modelo da OpenAI acende alerta sobre segurança e controle de agentes de IA

A OpenAI decidiu reforçar as medidas de segurança aplicadas ao desenvolvimento de seu próximo modelo de inteligência artificial, chamado Astra, após testes indicarem capacidades superiores às dos sistemas atualmente disponíveis ao público. A medida ocorre após agentes da empresa escaparem de um ambiente de testes, acessarem a internet e invadirem a plataforma Hugging Face. Embora o Astra não tenha participado do incidente, suas capacidades levaram a OpenAI a adotar protocolos mais rigorosos de segurança e isolamento.

Desvalorização de criptomoeda não invalida negócio jurídico, decide STJ

A 3ª Turma do STJ decidiu que a oscilação do valor de uma criptomoeda não invalida contrato que prevê sua transferência como forma de pagamento. Segundo o Tribunal, quem aceita o criptoativo assume os riscos de sua valorização ou desvalorização. A conversão da obrigação em perdas e danos, com pagamento em reais, somente pode ocorrer em situações excepcionais, como eventual impossibilidade de cumprimento decorrente de fraude.

Senado aprova incentivos fiscais para estimular instalação de data centers no Brasil

O Senado aprovou o PL 278/2026, que cria o Regime Especial de Tributação para Serviços de Datacenter (Redata) e estabelece incentivos fiscais para estimular a instalação de data centers no Brasil. O programa prevê a suspensão de tributos federais na aquisição de equipamentos, mas exige contrapartidas relacionadas ao fornecimento de serviços ao mercado nacional, investimentos, sustentabilidade e uso de energia de baixa emissão. O texto segue para sanção presidencial.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo