TST determina pagamento integral do plano de saúde para químico com leucemia

Data:

Plano de saúde
Créditos: Zolnierek / iStock

A Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que a Braskem S.A. deve arcar integralmente com o plano de saúde de um químico diagnosticado com leucemia. A determinação foi feita por meio de uma liminar em um mandado de segurança, que permanecerá válida até o desfecho da reclamação trabalhista na qual o trabalhador alega ter contraído a doença devido à exposição prolongada ao benzeno.

O químico, contratado em 3 de novembro de 1987 sem problemas de saúde, afirmou na ação que, ao longo de 32 anos de serviço na empresa, localizada no Polo Industrial de Camaçari (BA), foi exposto a diversos agentes químicos nocivos, incluindo o benzeno, que teria causado a leucemia mieloide crônica. Ele ainda relatou e documentou vazamentos de benzeno na unidade industrial em diversas ocasiões.

Durante o período de maio de 2018 a maio de 2019, o trabalhador esteve afastado para tratamento, recebendo auxílio-doença por acidente de trabalho do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Após ultrapassar a estabilidade de um ano decorrente da licença de saúde, foi dispensado pela empresa e obrigado a arcar integralmente com os custos do plano de saúde, recebendo uma aposentadoria substancialmente menor do que seu salário ativo.

Soro Fisiológico
Créditos: CIPhotos / iStock

Embora a empresa não tenha reconhecido a responsabilidade pela doença, o INSS identificou, em duas ocasiões, a relação com a exposição ao benzeno. O químico solicitou a liminar para que a Braskem custeasse o plano de saúde e outras despesas necessárias para seu tratamento contínuo.

A Braskem, alegando falta de evidências de doença ocupacional e ausência de previsão legal para o pedido, contestou a solicitação do trabalhador. Após ter seu pedido de liminar negado pelo juiz da 2ª Vara do Trabalho de Camaçari em março de 2021, o aposentado recorreu ao mandado de segurança.

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) também indeferiu a tutela provisória, ressaltando a falta de provas de que a leucemia foi adquirida devido ao trabalho e destacando que a aposentadoria do profissional foi por tempo de contribuição, não por invalidez. Contra essa decisão, o químico recorreu ao TST.

O relator do recurso (525-84.2021.5.05.0000), ministro Douglas Alencar Rodrigues, ressaltou que todos os requisitos legais para a concessão da liminar foram atendidos. Ele destacou relatórios médicos que confirmam o diagnóstico do trabalhador e a necessidade de tratamento contínuo, bem como a exposição ao benzeno durante o trabalho, conforme perícia do INSS. O ministro ainda citou o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Decreto 3.048/1999, que relacionam as leucemias à exposição ao benzeno.

Com informações de Tribunal Superior do Trabalho (TST).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Contrato de Manutenção de Sauna e Piscina

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva de sauna e piscina, localizadas no endereço do CONTRATANTE.

Modelo de Contrato de Criação de Modelos de Petição para Escritório de Advocacia

O presente contrato tem por objeto a criação de modelos de petição pelo CONTRATADO para uso exclusivo do CONTRATANTE, conforme as especificações e requisitos definidos em comum acordo entre as partes.

Modelo - Contrato de Apoio Jurídico em Escritório de Advocacia

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de apoio jurídico pelo PRESTADOR ao ESCRITÓRIO, conforme as condições estipuladas neste instrumento.

Guia completo para registrar marca sozinho no INPI

Descubra como proteger seu negócio com nosso guia completo para registrar marca sozinho no INPI. Passo a passo simplificado e eficaz.