TST determina pagamento integral do plano de saúde para químico com leucemia

Data:

Plano de saúde
Créditos: Zolnierek / iStock

A Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que a Braskem S.A. deve arcar integralmente com o plano de saúde de um químico diagnosticado com leucemia. A determinação foi feita por meio de uma liminar em um mandado de segurança, que permanecerá válida até o desfecho da reclamação trabalhista na qual o trabalhador alega ter contraído a doença devido à exposição prolongada ao benzeno.

O químico, contratado em 3 de novembro de 1987 sem problemas de saúde, afirmou na ação que, ao longo de 32 anos de serviço na empresa, localizada no Polo Industrial de Camaçari (BA), foi exposto a diversos agentes químicos nocivos, incluindo o benzeno, que teria causado a leucemia mieloide crônica. Ele ainda relatou e documentou vazamentos de benzeno na unidade industrial em diversas ocasiões.

Durante o período de maio de 2018 a maio de 2019, o trabalhador esteve afastado para tratamento, recebendo auxílio-doença por acidente de trabalho do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Após ultrapassar a estabilidade de um ano decorrente da licença de saúde, foi dispensado pela empresa e obrigado a arcar integralmente com os custos do plano de saúde, recebendo uma aposentadoria substancialmente menor do que seu salário ativo.

Soro Fisiológico
Créditos: CIPhotos / iStock

Embora a empresa não tenha reconhecido a responsabilidade pela doença, o INSS identificou, em duas ocasiões, a relação com a exposição ao benzeno. O químico solicitou a liminar para que a Braskem custeasse o plano de saúde e outras despesas necessárias para seu tratamento contínuo.

A Braskem, alegando falta de evidências de doença ocupacional e ausência de previsão legal para o pedido, contestou a solicitação do trabalhador. Após ter seu pedido de liminar negado pelo juiz da 2ª Vara do Trabalho de Camaçari em março de 2021, o aposentado recorreu ao mandado de segurança.

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) também indeferiu a tutela provisória, ressaltando a falta de provas de que a leucemia foi adquirida devido ao trabalho e destacando que a aposentadoria do profissional foi por tempo de contribuição, não por invalidez. Contra essa decisão, o químico recorreu ao TST.

O relator do recurso (525-84.2021.5.05.0000), ministro Douglas Alencar Rodrigues, ressaltou que todos os requisitos legais para a concessão da liminar foram atendidos. Ele destacou relatórios médicos que confirmam o diagnóstico do trabalhador e a necessidade de tratamento contínuo, bem como a exposição ao benzeno durante o trabalho, conforme perícia do INSS. O ministro ainda citou o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Decreto 3.048/1999, que relacionam as leucemias à exposição ao benzeno.

Com informações de Tribunal Superior do Trabalho (TST).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania: