7 benefícios de usar o chat do site do escritório de advocacia

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7 benefícios de usar o chat do site do escritório de advocacia
Créditos: Phonlamai Photo | iStock

O chat do site do escritório de advocacia é a nova onda em eficiência e capacidade de resposta para os advogados. Um widget de bate-papo bem implementado em seu portal pode servir como uma ferramenta extremamente eficaz de qualificação e conversão de leads, enquanto reduz as interrupções e tarefas que consomem tempo.

Os advogados de pequenas empresas gastam uma porcentagem significativa de um dia de trabalho em tarefas administrativas, trabalhos que em uma grande empresa são oferecidos por recepcionistas, assistentes jurídicos, estagiários etc. Além disso, toda nova chamada ou e-mail é uma interrupção, seja de um cliente, cliente em potencial ou spam. Essas distrações podem resultar em uma perda real de produtividade e tempo para gastar em trabalho faturável.

‍O Relatório de Tendências Legais Clio de 2018 fornece evidências significativas para isso:

  • 78% dos profissionais jurídicos relatam “muitas vezes” interrupções de clientes existentes;
  • 59% dos profissionais da área jurídica relatam interrupções “frequentes” de possíveis clientes;
  • De cada 3 horas de trabalho faturável, somente 2 horas de receita são coletadas.

Mas ser responsivo é necessário para atrair novos clientes e satisfazer os clientes existentes, certo? Por isso, é preciso encontrar uma solução eficaz. Uma delas é terceirizar essas funções para uma recepcionista virtual, que atende e retorna chamadas em nome do advogado, além de responder aos visitantes do site por meio de um bate-papo ao vivo. Ou seja, utilizar o chat do site do escritório de advocacia.

Benefícios do chat do site do escritório de advocacia

O chat do site do escritório de advocacia pode se combinar com extensões de serviço como chatbots. Juntos, eles podem ajudar o advogado a reduzir as interrupções do dia-a-dia, responder imediatamente aos clientes atuais e potenciais com necessidades urgentes, capturar, qualificar e converter leads, servindo efetivamente como uma ferramenta de vendas. Ou seja, além de melhorar o atendimento, o chat do site do escritório de advocacia é uma ferramenta de vendas, que impulsiona o negócio de diversas maneiras.

Quer saber como exatamente o chat do site do escritório de advocacia pode ajudá-lo? Confira!

1. Capturar clientes em potencial

‍Os visitantes do seu website vêm de vários lugares: tráfego direto de referências, pesquisa orgânica, anúncios pagos, mídia social, e muito mais. É importante capturar as informações de qualquer pessoa que esteja procurando serviços antes que elas sumam e você não saiba como contatá-las novamente.

‍O chat do site do escritório de advocacia pode ser configurado para iniciar os bate-papos de maneira proativa (você também pode configurá-lo para responder de forma reativa). Isso nada mais é do que um “olá” virtual automático, que permite que o visitante do site saiba que sua empresa está disponível. Um cliente em potencial que está procurando por serviços que você também oferece ou que possui dúvidas pode fornece seu nome e e-mail para iniciar uma conversa pelo chat do site do escritório de advocacia. Você terá pelo menos informações suficientes para acompanhá-lo.

2. Qualificar novos leads

‍A qualificação de leads é uma etapa importante para o escritório conseguir novos clientes. O potencial novo cliente é bom? Suas necessidades e orçamento correspondem aos seus serviços? 

7 benefícios de usar o chat do site do escritório de advocacia
Créditos: zakokor | iStock

Muitos leads que chegam até seu escritório não fazem ideia de sua atuação (disponibilidade, valores de honorários, especialidades atendidas. E você não gostaria de preencher sua agenda com novas consultas, por exemplo, para realizar um trabalho de registro de marca se você só trabalha com casos de Direito Regulatório, certo?

‍O chat do site do escritório de advocacia serve para qualificar os leads. Ele pode fazer algumas perguntas aos clientes em potencial sobre:

  • Eles precisam de serviços dentro de sua área de atuação?
  • Eles estão no local onde você atua ou em outra localidade?
  • Eles entendem que há um pagamento de honorários?

Essas simples perguntas iniciais podem ser usadas para qualificar os leads como “bons” (alguém a quem você deve oferecer uma consulta) ou “maus” (alguém para indicar).

3. Agendar consultas

‍Os leads classificados como bons devem ser agendados. Caso contrário, eles são perdidos e procuram outros profissionais para atendê-los. Da mesma forma, os clientes que fazem uma chamada de retorno, uma consulta por telefone ou querem marcar uma reunião pessoalmente. Essas tarefas burocráticas de agendar compromissos pode causar mais desperdício de tempo e interrupções.

‍Para resolver esse problema, é possível configurar um calendário de agendamento e conectá-lo com o chat do site do escritório de advocacia. A atendente virtual pode agendar as consultas dos leads de qualidade em seu calendário, economizando tempo. 

4. Recolher pagamentos para consultas

‍Cobrar previamente por consultas é uma prática usual na advocacia, porque compensa o tempo valioso do advogado e reduz as chances de não comparecimento e cancelamentos por parte do potencial cliente. 

‍E saiba que o chat do site do escritório de advocacia consegue cobrar o pagamento das consultas por vocês. Existem soluções de pagamento on-line, como o LawPay e o Headnote, que fornecem uma URL acessível à atendente virtual. Ela utilizará as soluções para coletar informações de pagamento ou fazer com que os novos leads paguem suas próprias taxas.

5. Adquirir novos clientes

‍Após a qualificação dos leads, é preciso registrar aqueles que valem a pena. Se você utiliza um sistema de CRM, um software jurídico ou outras ferramentas de gestão, isso pode ser ainda mais fácil. Algumas dessas plataformas oferecem formulários de inscrição para novos clientes preencherem.

A atendente virtual do chat do site do escritório de advocacia pode orientar potenciais clientes enquanto eles preenchem esses formulários, instruindo-os sobre como responder às perguntas e resolver os problemas.

‍É possível também utilizar um widget no bate-papo para notificar o interessado de que lá não é o local apropriado para discutir os detalhes do caso e que não é possível ofertar aconselhamento jurídico por meio da ferramenta.

‍Em outras palavras, sem se distrair, você pode ter novos clientes em potencial capturados em seu site, qualificados como bons leads, contratados, cobrados por uma consulta, e que fornecem informações de admissão suficientes para que você se prepare adequadamente para sua primeira reunião com eles. 

‍E sobre as interações “ruins” que o chat do site do escritório de advocacia recebe? Ele também pode ajudar essas pessoas de várias maneiras.

6. Fazer indicações

‍Quando chega um lead não qualificado ao seu website, é preciso ter um procedimento para lidar com ele. A atendente virtual do chat do site do escritório de advocacia pode oferecer referências de outros profissionais ou escritórios que você recomenda e que possam ser mais adequados para lidar com a questão do lead. 

Além de contribuir com a solução do caso daquela pessoa, você ainda constrói uma boa reputação entre os colegas. E de toda forma, deixa uma porta aberta para o lead, caso ele precise dos seus serviços no futuro.

7. Reduzir interrupções de leads não qualificados

‍Embora muitos advogados não percebam isso, lidar com leads não qualificados pode ser o maior desperdício de seu tempo faturável. Um dos principais benefícios do chat do site do escritório de advocacia é que ele pode reduzir significativamente as ligações e os e-mails de leads que não são adequados para seu negócio. 

Enquanto você se senta sem distrações, fazendo um trabalho jurídico em que é indispensável, os leads que contaram longas histórias ou enviaram extensos e-mails estão sendo respondidos imediatamente por meio do chat. 

Ter um chat do site do escritório de advocacia é, sem dúvidas, o futuro para otimizar todo o trabalho do seu negócio jurídico. Com interrupções reduzidas e leads de qualidade convertidos, sem perda no atendimento ao cliente, seu negócio se destaca em termos de resposta e eficiência.

Fonte: Ross Intelligence

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