Google não coletará dados de redes móveis nos celulares Android

86
Google não coletará dados de redes móveis nos celulares Android
Créditos: EnDyk | iStock

A Google fechou o Mobile Network Insights, sistema do Android que coletava dados sobre a qualidade da rede móvel e funcionava em parceria com as operadoras de telefonia. A empresa teme novos problemas relacionados às normas europeias sobre privacidade (GDPR).

Na teoria, o sistema é útil, pois ajuda empresas do setor a criarem mapas de alcance, trabalhando de forma mais direcionada nos lugares com recepção ruim. No entanto, o sistema não é claro para os usuários, e muitos sequer sabiam de sua existência, já que não havia aprovações explícitas sobre a coleta. 

As informações eram obtidas por meio do Google Play Services, que era acionado assim que o usuário concordasse com o compartilhamento de dados de diagnóstico e localização. O aceite era feito diretamente ao Google, sem envolver empresas de Telecom. E é exatamente isso que poderia causar problemas.

Informações extra-oficiais dizem que a Google estaria insatisfeita com as telecoms, porque elas não apresentaram resultados significativos ou investimento para a melhoria dos serviços. Com isso, a gigante de tecnologia entendeu que não valeria a pena correr riscos em prol de um recurso que não apresentou o resultado esperado. A ideia é trabalhar para os serviços, sistemas e aplicativos da Google melhorem sua performance mesmo em condições de conectividade ruim.

As operadoras se incomodaram com a decisão, já que o sistema foi interrompido sem aviso prévio, o que tornou o trabalho de estratégias, manutenções e expansões mais complexo.

(Com informações do Reuters, por Canal Tech)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA