Decolar é multada em mais de 7 milhões por prática abusiva e discriminatória ao consumidor

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decolar.com
Créditos: Divulgação | Decolar

A agência de turismo virtual Decolar.com foi multada em R$ 7,5 milhões pelo governo federal por infringir o Código de Defesa do Consumidor. A empresa também deverá cessar imediatamente a prática considerada “abusiva e discriminatória” de diferenciar preço de acomodações em hotéis e negar oferta de vagas, quando existentes, dependendo da localização geográfica do cliente.

Caso descumpra a decisão, poderá acarretar na suspensão da atividade e até na retirada do site da empresa do ar.

O despacho com a decisão é do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, e está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (18). A empresa terá de recolher o valor em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, em até 30 dias.

Segundo a decisão, a multa aplicada à Decolar levou em consideração “a gravidade e a extensão da lesão causada aos consumidores em todo o país, a vantagem auferida e a condição econômica da empresa”.

prática abusiva e discriminatória ao consumidor
Créditos: utah778 | iStock

Ainda de acordo com o texto, a empresa violou os artigos 4º (caput, incisos I e III), 6º (incisos II, III e IV) e 39 (incisos II, IX e X) do Código de Defesa do Consumidor.

Esses artigos tratam, dentre outros pontos, da proteção ao usuário contra publicidade enganosa, da recusa a atendimento de demandas conforme o estoque da empresa e a necessidade do consumidor e da elevação de preços sem justa causa. (Com informações do Uol.)

 

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