Senado aprova criação de juizados especiais criminais digitais

Data:

Juizados lidarão com conciliação, julgamento e execução de infrações penais cometidas na internet

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (29/5) um projeto de lei que autoriza a criação dos juizados especiais criminais digitais. O texto agora vai para sanção presidencial.

O que é Legal Tech ?
Créditos: PhonlamaiPhoto / iStock

De acordo com o PLC 110/18, esses juizados irão lidar com a conciliação, julgamento e execução de infrações penais de menor potencial ofensivo realizadas pela internet.

A ideia é dar maior celeridade ao Poder Judiciário no que diz respeito a crimes digitais, segundo a autora do projeto, a ex-deputada Laura Carneiro, e o relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Saiba mais:

“Tal modalidade de infração penal vem aumentando sobremaneira nos últimos tempos, a exemplo do crime de invasão de dispositivo informático e dos crimes contra a honra (calúnia, injúria e difamação) e de ameaça praticados pela internet”, afirma o relator no parecer.

Clique aqui para ler o projeto de lei.

Notícia produzida com informações da Assessoria de Imprensa do Senado Federal.

Caio Proença
Caio Proença
Jornalista pela Cásper Líbero. Trabalhou em O Diário do Pará, R7.com, Estadão/AE e Portal Brasil.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.