Conhecimento e pesquisa são ferramentas necessárias para ter uma boa experiência com a certificação digital
Fazer a certificação digital da maneira correta é essencial para que os processos transcorram com segurança, agilidade e praticidade. Planejamento, boa execução e constante revisão são atitudes aliadas do meio jurídico e que também devem estar presentes quando se trata da implementação dessa tecnologia.
Ela funciona como a identidade digital de um negócio ou indivíduo e permite autenticar todo tipo de transação e atividade realizada na Internet – da assinatura de documentos ao acesso a serviços e portais restritos.
Logo, a certificação digital é uma verdadeira facilitadora das atividades profissionais, desde que seja devidamente implementada. Saiba como fazer a certificação digital do jeito certo:
Certificação Digital – Adquira o certificado digital correto
Não existe apenas um tipo de certificado digital. A variedade atende às demandas de diferentes indivíduos, empresas e setores. Escolher aquele que é ideal para o seu caso é primordial para evitar erros.
O mais comum entre os advogados é o certificado digital OAB, que nada mais é que um certificado digital do tipo E-CPF. Exclusivo para os profissionais cadastrados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ele permite dar andamento a processos, visualizar autos e realizar peticionamentos de forma eletrônica.
Conheça os demais certificados disponíveis no mercado:
- Certificado Digital OAB
- Certificado Digital e-CPF
- Certificado para o CRM Digital
- Certificado Digital e-CNPJ
- Certificado Digital para ME-EPP
- Certificado Digital NF-e
- Certificado para CT-e
- Entre outros
Escolha a Autoridade Certificadora (AC)
A emissão do certificado digital é feita por uma Autoridade Certificadora (AC) oficial.
Elas estão credenciadas na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, a ICP-Brasil, entidade que autoriza a Autoridade Certificado (AC) a emitir o certificado digital, cumprindo os critérios de garantia, confiabilidade e validade jurídica da certificação.
Adquira certificados digitais provenientes através da Juristas Certificação Digital.
Vale ressaltar que qualquer organização pode criar sua própria ICP para uso interno, atuando como AC e emitindo certificados para aumentar a segurança das informações. Neste caso, não é preciso solicitar a certificação para as ACs autorizadas – porém, o certificado só terá reconhecimento dentro da própria empresa.
Escolha o tipo de certificado ideal
A ICP-Brasil oferece duas categorias de certificado, A e S. Elas se subdividem em quatro: A1, A2, A3 e A4; S1, S2, S3 e S4.
O tipo A é usado para identificação e autenticação digital. Já o S é a opção adequada para atividades sigilosas, que necessitam de proteção extra a arquivos confidenciais.
As principais características dos subtipos diferem no que diz respeito à geração de chaves, tamanho das chaves, armazenamento e validade. Veja a seguir:
Chave feita por | Tamanho mínimo das chaves | Armazenamento | Validade | |
A1/S1 | Software | 1024 bits | HD, pendrive | 1 ano |
A2/S2 | Software | 1024 bits | Smart Card, token USB | 2 anos |
A3/S3 | Hardware | 1024 bits | Smart Card, token USB | 5 anos |
A4/S4 | Hardware | 2048 bits | Smart Card, token USB | 6 anos |
Apesar da variedade, os certificados A1 e A3 são os mais utilizados hoje em dia no Brasil.
Apresente a documentação e faça a validação para obter sua certificação digital
A Autoridade de Registro (AR) solicita que o interessado apresente alguns documentos antes de conceder a certificação digital.
Antes da pandemia, era necessário comparecer pessoalmente às ACs para validar a certificação digital, mas, desde 2020, tanto na primeira emissão quanto na renovação, é possível realizar essa etapa por videoconferência, desde que possua biometria cadastrada na Autoridade Certificadora, no PSBio ou no Denatran.
Essa iniciativa ajudou a impulsionar o crescimento das emissões de certificados digitais no Brasil, que superaram 5,5 milhões emitidos em um único ano em 2020, de acordo com a Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD).
Após a validação, o certificado digital ficará disponível de imediato ou em algumas horas ou até mesmo dias, dependendo da categoria do certificado e da Autoridade Certificadora (AC) escolhida.
Antes de implementar a certificação digital no seu escritório de advocacia ou empresa, entre em contato via WhatsApp, clicando aqui, com a Juristas Certificação Digital para adquirir o certificado digital adequado para as suas necessidades. Assim, será possível evitar erros e ter uma experiência positiva rumo à transformação digital.
*Artigo escrito em co-autoria com Carolina Peres
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