Ministério Público pede a falência da Pan, famosa pelos ‘cigarros’ de chocolate

Data:

tj-sp
Créditos: Creative-Touch | iStock

O Ministério Público de São Paulo pediu à Justiça que decrete a falência da empresa Pan (Produtos Alimentícios Nacionais), que ficou famosa no país no século passado pela produção de cigarrinhos de chocolate, para que crianças imitassem o hábito de fumar dos adultos, na época considerado socialmente elegante. Em 2021, em decorrência da pandemia do coronavírus, sem conseguir pagar dívidas estimadas em cerca de R$ 209 milhões e com receio de falir, a Pan entrou com pedido de recuperação judicial.

O promotor Júlio Sérgio Abbud, no entanto, considera que a empresa, em razão da sua grande dívida tributária, não tem condições de manter suas atividades e pediu a decretação da falência. “A empresa é contumaz devedora do Fisco e se mostra desidiosa (negligente) no pagamento dos débitos fiscais existentes”, afirmou à Justiça.

pedidos de falência
Créditos: ktsimage | iStock

A Pan declarou que o termo é “pejorativo” e “que sua inadimplência não é motivada por dolo”, e que ocorreu em “razão de dificuldades econômicas severas, que foram agravadas pela pandemia do coronavírus”. A empresa cita que foi obrigada a paralisar suas atividades em 2020, um mês antes da Páscoa. “O que seria a melhor época do ano para o setor virou um pesadelo para o ramo chocolateiro”, afirmou à Justiça.

A empresa alegou que tem procurado regularizar seus débitos tributários e sobre a manifestação da promotoria, declarou que “incrédulos insistem nas tentativas de convencer o juízo da inviabilidade da empresa”.

Ministério Público pede a falência da Pan, famosa pelos 'cigarros' de chocolate | Juristas
Créditos: nito/Shutterstock.com

De acordo com Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, os débitos da Pan continuam em aberto e “sem busca concreta de equacionamento”, já a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional afirmou que os acordos de renegociação da Pan foram desfeitos, pois a empresa não pagou as parcelas acertadas.

O pedido de falência ainda não foi analisado pela Justiça. O juiz Marcello Perino prorrogou o período de suspensão dos processos de cobrança, estabelecendo novo prazo para que a Pan apresente um plano de pagamento aos credores.

Cigarros de chocolate?!

Ministério Público pede a falência da Pan, famosa pelos 'cigarros' de chocolate | Juristas
Chocolate splash Autor sserg_dibrova _Depositphotos_8623301_S

Fundada em 1935 em São Caetano do Sul (SP), a Pan criou os cigarrinhos de chocolate, com uma caixa que lembrava um maço de cigarros e tinha a fotografia de um garoto segurando o doce como se estivesse fumando. Na década de 90, o Ministério da Saúde proibiu que se continuasse a utilizar imagens de crianças na embalagem. A empresa mudou o nome do produto para “Rolinhos de Chocolate” e o garoto da embalagem passou a fazer o sinal de positivo.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJ-PI apresenta novas ferramentas de Inteligência Artificial para modernizar serviços do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Piauí apresentou novas ferramentas de Inteligência Artificial desenvolvidas pelo Opala Lab para auxiliar magistrados e servidores, otimizar processos e modernizar os serviços judiciais. As soluções incluem sistemas de transcrição de audiências, análise processual e organização de bases de conhecimento, com foco em segurança, autonomia tecnológica e eficiência.

TJ-SP analisará pedido para excluir filiação materna do registro civil

O TJ-SP deverá analisar recurso de uma mulher que busca excluir a filiação materna de sua certidão de nascimento após relatar ter sido vítima de graves abusos durante a infância. Embora a sentença de primeiro grau tenha reconhecido os traumas e autorizado a retirada dos sobrenomes maternos, o pedido de desconstituição da maternidade foi negado sob o fundamento de que a filiação biológica deve permanecer registrada.

TJ mantém condenação de Marcelo Crivella por uso não autorizado de imagem em campanha eleitoral

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação do senador Marcelo Crivella ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais a um estudante que teve sua imagem e seu depoimento utilizados, sem autorização, em propaganda eleitoral. A Corte rejeitou novos recursos da defesa e preservou a sentença que também envolve o Partido Republicanos.

Licenciamento de novos data centers no Ceará reacende debate sobre impactos ambientais e consumo de energia

Dois novos projetos de data centers em Caucaia (CE) estão em fase de licenciamento ambiental e poderão consumir energia equivalente à utilizada por 4,5 milhões de residências, volume superior ao total de domicílios do estado. A dimensão dos empreendimentos intensificou o debate sobre os impactos ambientais, o consumo de água, o licenciamento simplificado e a necessidade de consulta às comunidades potencialmente afetadas.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo