Desembargador do TRT-1 questiona uso do termo “colaborador” para se referir a empregados

Data:

Desembargador do TRT-1 questiona uso do termo “colaborador” para se referir a empregados | Juristas
Créditos: Andrey Burmakin / Shutterstock.com

Durante sessão da Sétima Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), o desembargador Rogério Lucas Martins fez uma observação sobre o uso da expressão “colaborador” para designar trabalhadores. A manifestação ocorreu durante a sustentação oral de uma advogada, que utilizou o termo ao se referir a um empregado.

Na ocasião, o magistrado afirmou considerar mais adequado o uso da palavra “empregado”, em conformidade com a terminologia adotada pela legislação trabalhista. Ao concluir a fundamentação de seu voto, reforçou a distinção entre as figuras jurídicas ao declarar que o trabalhador não é sócio ou empreendedor, criticando também a utilização recorrente da expressão “colaborador” no ambiente profissional.

A observação encontra fundamento na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que estabelece conceitos específicos para caracterizar as relações de emprego. O artigo 3º define empregado como a pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a um empregador, sob dependência e mediante o recebimento de salário. Já o artigo 2º atribui ao empregador os riscos da atividade econômica.

Essa distinção é relevante porque o empregado, diferentemente do sócio ou do empreendedor, não assume, em regra, os riscos econômicos do negócio. Sua relação com a empresa é caracterizada pela prestação de serviços nas condições previstas na legislação trabalhista, enquanto a participação societária envolve direitos e responsabilidades próprios.

Embora a palavra “colaborador” seja amplamente utilizada no meio empresarial e em políticas de recursos humanos, ela não constitui uma categoria jurídica específica na CLT. Seu emprego, contudo, não modifica, por si só, a natureza da relação estabelecida entre o trabalhador e a empresa.

Na análise de eventuais conflitos trabalhistas, prevalecem as condições efetivas em que o trabalho é prestado. Elementos como pessoalidade, habitualidade, onerosidade e subordinação jurídica são considerados para a caracterização do vínculo empregatício, independentemente da nomenclatura utilizada pela organização.

Assim, a escolha de expressões no ambiente corporativo não substitui os critérios legais para definir a existência de uma relação de emprego. A distinção entre empregado, sócio e empreendedor decorre das características concretas da relação jurídica, e não apenas dos termos adotados no cotidiano profissional.

Veja aqui o vídeo no instagram

(Com informações do @lawletter em vídeo publicado no instagram)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Justiça condena Lírio Parisotto a indenizar Luiza Brunet em R$ 150 mil por danos morais

A Justiça de São Paulo condenou o empresário Lírio Parisotto a pagar R$ 150 mil por danos morais à modelo Luiza Brunet, em razão de agressões ocorridas em Nova York, em 2016. A sentença reconheceu a gravidade do episódio e determinou a incidência de juros e correção monetária. O empresário já havia sido condenado criminalmente pelo mesmo caso.

Juíza extingue ação e multa advogado por indícios de litigância predatória

A 1ª Vara da Comarca de Mococa (SP) extinguiu ação contra banco e condenou o advogado ao pagamento das custas processuais e de multa de 5% do valor atualizado da causa. A decisão considerou indícios de litigância predatória, incluindo ações semelhantes, procuração genérica e falhas na documentação. O caso também foi encaminhado à OAB/SP.

Credor trabalhista pode propor ação de insolvência civil, decide STJ

O STJ reconheceu que o credor trabalhista pode propor ação declaratória de insolvência civil, desde que renuncie à preferência de seu crédito. A Corte também decidiu que não é necessário desistir previamente da execução individual, que deverá ficar suspensa até a conclusão da primeira fase da ação de insolvência.

Quem era o juiz do TJ-SP encontrado morto carbonizado; Polícia Civil investiga o caso

O juiz Gustavo de Castro Campos, de 45 anos, titular da 2ª Vara de Mococa, foi encontrado morto e carbonizado na zona rural de São João da Boa Vista (SP). A Polícia Civil investiga o caso como morte suspeita. Instituições do Judiciário, a OAB local e a Prefeitura de Mococa manifestaram pesar pelo falecimento.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo