Ministro do STJ alerta para riscos de ementas automáticas geradas por IA

Data:

inteligência artificial judiciário
Créditos: Andrey Popov
| iStock

Durante o julgamento da 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quarta-feira (8/4), o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva manifestou preocupação com a utilização de Inteligência Artificial (IA) para gerar ementas, especialmente em casos de embargos de divergência que não são conhecidos. Segundo ele, o uso do mecanismo pode criar teses automaticamente, mesmo quando o recurso não é provido, gerando ruídos na jurisprudência do tribunal.

O alerta foi direcionado ao ministro João Otávio de Noronha, que afirmou que, no caso discutido, os embargos foram providos. Cueva reforçou que há situações em que os embargos não são providos, mas a IA ainda assim cria uma tese, o que considera problemático. Outros ministros, como Raul Araújo e Nancy Andrighi, destacaram que o modelo atual de ementas geradas por IA pode superar o próprio conteúdo deliberado pelo colegiado e gerar discussões desnecessárias.

Noronha destacou que o uso de IA não é o problema em si, mas que deve haver ajustes e correções manuais para que as teses reflitam corretamente o julgamento. A ministra Isabel Gallotti também alertou que a automatização pode gerar interpretações equivocadas, lembrando que, no TSE, uma tese automática gerou horas de debate.

O debate evidenciou a necessidade de equilíbrio entre tecnologia e análise humana, garantindo que as ementas permaneçam fiéis às decisões do tribunal e não criem confusão na jurisprudência.

Veja aqui o video.

(Com informações do JOTA por Carolina Maingué Pires)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Revista Juristas amplia sua presença no cenário jurídico nacional e valoriza a produção intelectual brasileira

A Revista Juristas vem ampliando sua presença no cenário jurídico brasileiro ao promover a divulgação da produção intelectual de profissionais que contribuem para o desenvolvimento do Direito, o fortalecimento das instituições e o aperfeiçoamento do sistema de Justiça. Com 11 edições publicadas até outubro de 2026, a revista reúne entrevistas, artigos e reflexões sobre temas que influenciam diretamente a sociedade brasileira.

Revista Juristas recebe artigos até 10 de novembro; edital seleciona 30 textos por edição

Advogados, professores, estudantes e demais profissionais do Direito têm até 10 de novembro de 2026 para enviar artigos à Revista Juristas. A publicação, do Grupo Juristas em parceria com a Editora Mizuno, vai selecionar 30 textos para a próxima edição.

TST manterá combate ao assédio eleitoral após o fim das eleições de 2026

O presidente do TST, ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que o combate ao assédio eleitoral continuará após as eleições de 2026. Em parceria com o MPT, a Corte manterá a apuração das denúncias e buscará a responsabilização por irregularidades. Dados divulgados pelas instituições apontam mais de 1,8 mil denúncias de assédio eleitoral recebidas pelo MPT em 2026.

Ministro do TSE, Nunes Marques aponta dificuldades técnicas após prorrogação do horário de votação

O presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, afirmou que a prorrogação do horário de votação no segundo turno das eleições de 2026 provocou dificuldades técnicas, especialmente no recebimento dos boletins de urna. Segundo o ministro, os problemas foram superados, a decisão judicial foi cumprida e a totalização dos votos ocorreu sem comprometimento da apuração.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo